
RAFAELA BORGES
FOTOS: J. F. DIORIO/ESTADÃO
Se a diferença de preço fosse maior, a história poderia ter outro final. Mas os R$ 2.240 a mais na tabela da recém-lançada versão automatizada do EcoSport 2.0 são justificados. O Ford é superior ao Renault Duster, que o encara neste comparativo, em quase tudo. Por R$ 64.690, o Eco sai na frente por ter nova transmissão, motivo deste duelo, mais eficiente e moderna.
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Ele é também melhor de guiar e acelerar e tem lista de equipamentos mais ampla. O Duster 2.0 automático sai por R$ 62.520 e tem um trunfo insuperável: seu espaço interno.
ECOSPORT
O Renault acomoda bem três adultos no banco de trás, com bom espaço para as pernas. São 2,67 metros de entre-eixos, 15 centímetros a mais que o do EcoSport. Motorista e passageiro da frente também contam com mais amplidão.
Em desempenho, é o Ford que se sobressai. Trata-se do primeiro carro fabricado no Brasil a ter câmbio automatizado de dupla embreagem. A transmissão, de seis marchas, produz poucos trancos e permite trocas rápidas. Suas relações curtas privilegiam a agilidade.
No Duster, o câmbio automático surpreende. Embora tenha apenas quatro velocidades, casa bem com o motor flexível de até 142 cv – o do EcoSport, também de 2 litros, tem 147 cv (ambos com etanol).
DUSTER
O Renault vai bem em retomadas a partir das 3 mil rpm. Por outro lado, sofre um pouco em baixas rotações.
É mais fácil achar a posição ideal de guiar no Ford. Seu volante é regulável em altura e profundidade, enquanto o do Duster traz só o primeiro tipo de ajuste. A direção do Eco tem assistência elétrica, ante a hidráulica do Duster. Por ser leve, facilita as manobras de estacionamento e tem respostas mais diretas que as do Renault.
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