Você está lendo...
Comparativo: Fiat 500 x Kia Picanto
Avaliação

Comparativo: Fiat 500 x Kia Picanto

Este comparativo é por "tempo limitado", mas é um belo exemplo de que o consumidor sai perdendo - e muito - com o aumento do IPI para alguns importados. Alguns! Entre eles o Picanto, ótimo sul-coreano imbatível em custo-benefício. Já o 500...

21 de set, 2011 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 Comparativo: Fiat 500 x Kia Picanto

RAFAELA BORGES
FOTOS: SÉRGIO CASTRO/AE

Por ora, a nova geração do Picanto, que acaba de chegar ao País, sai a R$ 34.900 com câmbio manual. Em breve, ela custará quase R$ 50 mil. Isso porque o governo decidiu aumentar em 30 pontos porcentuais o IPI para alguns importados (veja na página 8). É uma pena, já que neste comparativo com o 500, também estrangeiro e recém-relançado aqui, o Kia se mostrou superior. Agora mexicano (antes vinha da Polônia), o Fiat tem tabela a partir de R$ 39.990 na versão Cult.

E esse preço não mudará, já que um viés da nova regra deixou de fora da alíquota maior os carros feitos no México. Quem perde é o consumidor, que terá de correr se quiser garantir pelo preço atual o sul-coreano, que supera o 500 em praticidade, dirigibilidade e espaço interno.

Publicidade


Confira as fotos do Kia Picanto



Não que o Fiat não seja bom. Sua cabine, com pintura que acompanha a cor externa, é puro charme, e a lista de equipamentos, incomparável no segmento.

O motor 1.4 flexível de até 88 cv, novo no carrinho, desempenha seu papel tão bem quanto o ator Dustin Hoffman diante de Ricardo Macchi no anúncio do 500. Mas além de custar R$ 5 mil a mais que o Picanto (em condições iguais de IPI), a ausência das portas traseiras limita seu público.

Elas fazem falta para quem precisa levar objetos no banco de trás. Como uma cadeirinha de criança, por exemplo.


Quanto à dirigibilidade, o Picanto é mais firme do que o rival, mas sem abrir mão de maciez. A direção traz assistência elétrica.

O Fiat é mais molenga na suspensão e, em curvas, o controle eletrônico de estabilidade, de série, dá conta do recado. O câmbio do Kia é mais preciso que o do 500 – os dois têm cinco marchas.

Graças às dimensões compactas, ambos são fáceis de estacionar e oferecem boa desenvoltura no trânsito urbano. O três-cilindros 1.0 do Picanto, também flexível e com até 80 cv, vai tão bem, ou até melhor, que o do Fiat.


Combinado ao câmbio, deixa o carro esperto na hora de arrancar e ao retomar velocidade, sem fazer o esforço típico dos motores dessa cilindrada. Parece até ser “maior” do que é.

Confira as fotos do Fiat 500



Kia Sportage Híbrido EX Prestige Turbo GDI 180 cv
Oferta exclusiva

Kia Sportage Híbrido EX Prestige Turbo GDI 180 cv

Deixe sua opinião