O mercado de picapes médias ganhou mais um nome na briga pelo topo da categoria. Trata-se da BYD Shark, primeira híbrida plug-in do segmento, cujo preço é de R$ 379.900. Nessa faixa de preço, sua competidora mais próxima é a Toyota Hilux GR-Sport, que custa R$ 371.390. A variante esportiva da picape japonesa é páreo para a PHEV chinesa? Nosso comparativo técnico responde.
Desempenho: BYD Shark é tem mais desempenho
Assim, no quesito desempenho, a briga é praticamente desleal. A BYD Shark, com motor a combustão e outros dois elétricos, tem potência combinada de 437 cv e 65 mkgf de torque, números superiores à rival japonesa.
A Toyota Hilux GR-Sport, apesar de mais potente da linha e aspirações esportivas, produz “apenas” 224 cv e 55 mkgf de torque com seu motor 2.2 turbodiesel, por exemplo.
Consumo: Toyota Hilux e BYD Shark não são tão diferentes
Aqui as diferenças já não são tão discrepantes assim. A Hilux GR-Sport faz 9,5 km/l na cidade, enquanto cumpre a tarefa do rodoviário em 10,7 km/l. Entretanto, a Shark apresenta números próximos, algo que foge um pouco à proposta de um modelo PHEV. Na cidade, a picape faz 11 km/l, e na estrada, chega a 10 km/l, segundo dados oficiais. Contudo, em modo elétrico, promete 100 km de alcance.
Interior e tecnologia embarcada
No interior da GR-Sport, o destaque fica por conta dos detalhes em vermelho nos bancos e no painel, bem como as pedaleiras cromadas. No entretenimento, um sistema multimídia com tela de 9″ compõe o painel e comanda 6 alto-falantes da JBL. Além disso, há câmera 360°, que exibe no painel todos os ângulos da picape, facilitando pequenas manobras.
Na Shark, os destaques são a central multimídia giratória, onde ficam armazenadas a maioria das funções do carro, o pequeno cluster digital, carregador de celular por indução e um head-up display, que exibe as informações do painel resumidamente à frente. Há também sensores traseiros e dianteiros, assistentes de condução e câmera 360°. Por dentro, há detalhes em laranja nas saídas de ar, bom sistema de som e console com apoio de braço.
Dimensões e preço das picapes
A BYD Shark mede 5,47 metros de comprimento, 1,97 metros de largura, 1,92 m de altura e tem entre-eixos de 3,62 metros. Sua caçamba tem 1.200 litros de capacidade, com carga útil de 790 kg, e capacidade de reboque de 2.500 kg. Seu preço é o segundo mais caro da categoria, perdendo apenas para a Ford Ranger Raptor: R$ 379.900, em versão única.
A Toyota Hilux GR-Sport mede 5,33 metros de comprimento, 1,85 metros de largura, 1,81 m de altura e tem entre-eixos de 3,08 metros. Sua caçamba tem 1.000 litros de capacidade, com carga útil de 1.000 kg, e capacidade de reboque de 3,500 kg. Seu preço é o maior da linha Hilux, custando R$ 371.390.
O Jornal do Carro também está no Instagram!