MILENE RIOS
A versão reestilizada do Tiguan está chegando às lojas do Brasil e já encara outro novato, o Kia Sportage. A linha 2012 do utilitário-esportivo Volkswagen foi apresentada no mês passado, mas a decisão da Justiça de postergar para dezembro o aumento do IPI para importados fez a marca alemã mudar os planos. As primeiras unidades do modelo começam a ser vendidas em dezembro por R$ 110 mil, já com a alta do imposto.
O Sportage, lançado no fim do ano passado, ainda causa o “impacto da novidade” nas ruas. Ele também será afetado pelo IPI maior, mas por ora tem preço sugerido de R$ 103.400 na configuração mais próxima à do Volks (tração 4X4 e câmbio automático de seis velocidades). Quando passar a pagar o IPI maior, sua tabela deve passar a R$ 109.990.
Foi o quesito desempenho que determinou a vitória do alemão. Os dois modelos têm motor 2.0, mas o do Tiguan, com turbo e injeção direta de gasolina, gera 200 cv e 28,5 mkgf, ante os 166 cv e 20,1 mkgf do sul-coreano. O Volkswagen anda mais.
Outro fator que contribui para essa vantagem é o câmbio automatizado, com comandos no volante, de trocas bem mais rápidas que a caixa do Kia. Enquanto o VW é obcecado por marchas mais altas, a transmissão do Sportage demora a entender o comando do pé direito e teima em segurar o carro. Isso acaba elevando desnecessariamente o giro do motor e comprometendo o nível de ruído na cabine.
O Tiguan é superior ainda no pacote de fábrica e equipamentos tecnológicos. O freio de estacionamento, por exemplo, é eletrônico. No Kia, o acionamento é por pedal. De série, há quatro air bags e alto-falantes a mais, sistema de som com tela sensível ao toque, direção elétrica e detector de sono, entre outros.
Em contrapartida, o Sportage tem bancos revestidos de couro, com ajuste elétrico para o do motorista, além de rodas de 18”, itens que são opcionais no VW.
O Kia oferece mais espaço para os ocupantes da fileira de trás. Seu porta-malas tem 235 litros a mais de capacidade, quase o bagageiro de um Ford Ka (263 l).
Rodar com o Tiguan pesa mais no bolso
Quem optar pelo Tiguan deve estar preparado para mexer mais vezes no bolso. Os preços de manutenção e seguro para o Volks cotados pela reportagem são mais altos que os para o Sportage. As apólices para o alemão custam, em média, R$ 7.300. No caso do sul-coreano o valor médio do prêmio é de R$ 7.100.
Mas o custo do VW fica pesado mesmo no quesito pacote de peças. No levantamento feito pela reportagem (veja à direita) são R$ 5.139, ante os R$ 3.039 do rival. A diferença é justificada principalmente pelos faróis dianteiros com xenônio e LEDs. O conjunto custa R$ 2.340, enquanto o do Kia sai por R$ 859. O Sportage tem cinco anos de garantia. Na linha 2012, o Tiguan passou a ter três.
O alemão custa mais, mas oferece mais. Para a família há mesinhas do tipo avião e Isofix (para fixação de cadeirinhas). O banco traseiro é corrediço e conta com ajuste longitudinal.
O do passageiro da frente também tem regulagem (manual) de altura. Para o motorista há ainda ajuste de altura e profundidade do volante.
Mais eficiente e potente que o do Sportage, o sistema de som é outro ponto alto do Tiguan.
Já o Kia é imbatível no desenho. Mais de um ano após sua estreia, é difícil alguém não torcer o pescoço para vê-lo. Na reestilização, o VW recebeu um leve “tapa” e manteve as linhas corretas, mas pouco empolgantes.