
Mesmo com preço inicial acima de R$ 100 mil, o Compass se mostra um dos lançamentos com largada mais bem sucedida dos últimos anos. Nas lojas desde novembro, o utilitário-esportivo (SUV) liderou seu segmento,o de médios, nos dois últimos meses de 2016. Neste ano, ele foi além: já vende mais que todos os outros carros com esse tipo de carroceria, inclusive os compactos (cujas tabelas, em geral, partem da casa dos R$ 70 mil).
O modelo feito em Goiana (PE) registrou, de 1º a 11 de janeiro de 2017, 1.141 emplacamentos, conquistando parcela de 14,4% de todo o segmento de SUVs. Foram 155 unidades a mais que o segundo colocado, o Honda HR-V (986 exemplares vendidos em 11 dias).
O Renegade, outro Jeep feito em Goiana, foi o terceiro mais emplacado da categoria no período, com 958 emplacamentos, seguido por Ford EcoSport (732) e Nissan Kicks (642).
Na comparação apenas com os SUVs médios, a vantagem do Compass é ampla. O segundo mais vendido, Hyundai ix35, teve 248 emplacamentos nos primeiros 11 dias do mês. O GLA, da Mercedes-Benz, segundo colocado, ficou com 101 exemplares vendidos.
NOVIDADE
No sábado (14), a Hyundai começa a vender o Creta, SUV compacto que vem para desafiar HR-V e Renegade. Os números preliminares, no entanto, apontam que o modelo teve 266 emplacamentos nos primeiros onze dias de 2017.
Esses números, porém, são de exemplares emplacados pela própria Hyundai para ações de test drive. A marca promoverá ação com exemplares para avaliação em 200 concessionárias do País.
GALERIA: CARROS QUE HUMILHARAM A CONCORRÊNCIA EM 2016
Toyota Hilux SW4
Em 2016, alguns carros fizeram tanto sucesso em seus segmentos que deixaram pouquíssimo espaço para a concorrência. O utilitário da Toyota é um exemplo. Seus 12.168 emplacamentos superam a soma de todos os outros SUVs grandes juntos. Além disso, garantiram ao modelo argentino o quinto lugar no ranking que considera todos os SUVs. Mesmo partindo de mais de R$ 150.125, ele só ficou atrás de alguns compactos, que partem de cerca de R$ 70 mil. Leia mais notícias sobre carros.
Toyota Hilux SW4
A nova geração do carro foi lançada no primeiro semestre. Em agosto, chegou a versão flexível. Leia também: SW4 e Traiblazer se enfrentam em tira-teima
Jeep Compass
O modelo é um dos lançamentos mais avassaladores dos últimos tempos. Já no primeiro mês completo de vendas, novembro, suas vendas superaram a de todos os principais concorrentes juntos. Em dezembro, as vendas totalizaram 3.708 unidades, número que, no ranking geral de SUVs, o deixou atrás apenas dos pequenos HR-V e Renegade. Isso com preço a partir de R$ 101.990. Leia também: Compass supera Renegade em vendas.
Jeep Compass
Considerando apenas os SUVs médios, seus rivais diretos, o Compass foi o segundo mais vendido do ano. À frente dele, apenas o Hyundai ix35. Isso com dois meses de vendas. O modelo é produzido em Goiana (PE). Leia também: Os SUVs mais vendidos em janeiro de 2017.
Fiat Weekend
O segmento de peruas já não está entre os mais populares do Brasil. Há pouca concorrência.
Fiat Palio Weekend
Ainda assim, a vantagem da Weekend foi imensa. Teve 7.302 emplacamentos, ante os 2.501 da Volkswagen SpaceFox.
Toyota Corolla
Com preços iniciais em torno de R$ 70 mil, e uma versão mais vendida que custa cerca de R$ 90 mil, o Corolla conseguiu um mérito: foi o quinto modelo mais emplacado do País em 2016. Leia também: Corolla se aproxima da liderança de sedãs.
Toyota Corolla
No segmento de sedãs médios, um dos mais disputados do País, o Corolla teve vendas não muito distantes à soma de todos os rivais. O Toyota ficou com 64.738 emplacamentos e os concorrentes, juntos, com 81.444. Para comparação, o segundo mais vendido, Honda Civic, registrou 20.857 unidades comercializadas. Leia também: Toyota x Volkswagen - Os melhores rounds da luta do momento.
Fiat Toro
O recém-inaugurado segmento de picapes intermediárias (entre as compactas e as médias) só tem, por ora, dois modelos. A Toro teve 41.283 emplacamentos e a Duster Oroch, da Renault, 14.245. Leia também: Fiat Toro pode ser vendida nos EUA.
Fiat Toro
O sucesso da Toro, porém, vai além. Mesmo sem um ano cheio de vendas - foi lançada em meados do primeiro trimestre, foi a segunda picape mais vendida do Brasil, atrás apenas da Fiat Strada e deixando para trás compactas bem mais baratas, como a VW Saveiro. Em dezembro, com 5.288 emplacamentos, foi a picape mais vendida do País. Leia também: Oroch e Toro se enfrentam.