
Competição que reúne carros antigos produzidos entre 1919 e 1980, a Mil Milhas Históricas Brasileiras terá sua terceira edição entre 19 e 23 de junho. O rali de regularidade que deve reunir pelo menos 50 modelos tem formato parecido com o do mais tradicional evento desse gênero, a Mille Miglia, na Itália.
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No Brasil, o roteiro deste ano terá 1.680 quilômetros, com largada e chegada em um shopping da zona sul da capital. Os competidores passarão também pelos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Estre as cidades incluídas estão Águas de Lindoia (SP), Angra dos Reis (RJ) e Caxambu (MG).
Os participantes encaram a Mil Milhas mais como um passeio de antigos do que uma competição. O vencedor não é necessariamente o carro mais rápido – a velocidade deve ficar entre 50 km/h e 80 km/h. Ou seja: trata-se de uma prova de regularidade. Os carros percorrerão estradas vicinais, serras e montanhas e haverá etapa noturna, em Campos do Jordão.
As regras são baseadas nas do rali promovido pela Federação Internacional de Automobilismo, que inclui etapas na Costa Brava, na Espanha, e na região de Ligúria, na Itália. A prova brasileira, no entanto, ainda não foi homologada pela FIA.
Roteiro que inclui cidades históricas e badaladas, além de paisagens paradisíacas de montanha e mar são ingredientes dos ralis de modelos clássicos.
A próxima prova do calendário da FIA, por exemplo, é o Rali Histórico de Acrópoles. Marcado para ocorrer de 16 a 19 de maio, na Grécia, terá largada em frente ao Parthenon, em Antenas, um dos mais conhecidos cartões postais do mundo.
Mas é da Mille Miglia o título de mais importante rali de carros clássicos do planeta. Considerada como a “mais bela corrida do mundo”, ocorrerá no mesmo período do evento na Grécia. A prova na Itália percorrerá mais de 1.600 quilômetros de Brescia, na região da Lombardia, a Roma, e depois retornando à cidade de origem.
Na 30ª edição, no ano passado, foram 387 carros inscritos e diversas montadoras levaram times oficiais. Foi o caso das alemãs BMW e Porsche.
Circuito fechado. Há ainda provas com antigos em pistas ao redor do mundo. Uma das mais conhecidas é a Le Mans Classic, corrida bienal que ocorre, em média, um mês após a francesa 24 Horas de Le Mans.
Realizada no circuito de La Sarthe, a competição é entre carros consagrados nas pistas. Os que mais chamam a atenção são protótipos, como os de Porsche e Ferrari, que protagonizaram a maior rivalidade da história da 24 Horas de Le Mans – os times oficiais não participam mais.
A sétima edição do evento será entre 4 e 6 de julho de 2014.