A Volkswagen apresentou no Salão de Detroit uma evolução da linha de veículos com a denominação “Cross Coupe”, cuja primeira aparição foi em 2011. O Cross Coupe GTE é o terceiro protótipo de um crossover com linhas de cupê que indica a futura linguagem de design da marca, antecipando as linhas da próxima geração do Tiguan e de um utilitário-esportivo de sete lugares, cuja fabricação será iniciada no fim de 2016 na planta de Chattanooga, no Tennessee, nos Estados Unidos.
Construído na plataforma MQB, o jipinho tem 4,85 m de comprimento, 1,74 m de altura, 2,03 m de largura e capacidade para cinco pessoas – dimensões similares ao primeiro crossover-coupé lançado, o BMW X6. Híbrido, o modelo é equipado com motor 3.6 V6 a gasolina de 280 cv aliado a dois propulsores elétricos, de 40 kW e 85kw, além de transmissão de seis marchas com dupla embreagem e tração integral com eixo cardã elétrico.
O motor a combustão e o elétrico de 40kW, que desenvolve 54 cv, movem o eixo dianteiro, enquanto o segundo elétrico de 85 kW, de 115 cv, é responsável por girar as rodas de trás. Ambos são alimentados por uma bateria de íons de lítio. No total, o conjunto gera até 360 cv, potência que faz o GTE atingir velocidade máxima de 209 km/h e chegar aos 100 km/h em pouco mais de 6 segundos.
Há múltiplos modos de condução, incluindo a opção totalmente elétrica ou uma que aproveita a potência total das fontes de alimentação. A recarga pode ser feita em uma tomada comum, mas há também sistema de regeneração da frenagem. A Volks estima que a autonomia do GTE seja de 29,7 km/l. No modo somente elétrico, porém, o carro roda apenas 32 km.
Recorde de vendas
O Grupo Volkswagen comemorou a marca de mais de 10 milhões de veículos entregues em 2014. O resultado é a soma de todas as empresas do Grupo, como Volkswagen, Audi, Porsche, Seat, Skoda e os representantes entre os pesados, como MAN, Scania e Volkswagen Veículos Comerciais. “Nosso Grupo dobrou as entregas de veículos nos últimos dez anos. É um excelente desempenho e um resultado impressionante, e todas as marcas do Grupo desempenharam o seu papel nesta realização apesar de, por vezes, as condições de mercado terem sido muito difíceis”, afirma o membro do conselho da área de vendas, Christian Klingler.