Vira e mexe, pipocam na internet histórias de carros antigos que são descobertos depois de um longo tempo à deriva em terrenos baldios. Desta vez, porém, o caso é mais especial: o que foi encontrado à beira do abandono em Mâcon, cidadezinha francesa a cerca de 70 km de Lyon, foi uma antiga concessionária Lada. A marca russa não exporta mais carros para a França desde 2008.
A revelação foi feita na página de um grupo de fãs de carros antigos em uma rede social. Dado o estado deplorável de conservação dos carros encontrados, a primeira impressão é de que a autorizada esteja abandonada há cerca de 15 anos. No local, há exemplares de diferentes anos e versões do hatch Samara, dois Nivas e também alguns modelos esportivos difíceis de encontrar - um deles bem parecido com o raríssimo Tarzan. Muito deles, estão cobertos de ferrugem.
De acordo com a postagem feita no grupo, porém, a misteriosa concessionária está ativa e funciona, provavelmente, como um centro de serviços - o que só aumenta a curiosidade em torno dessa história. Bem, os poucos proprietários de exemplares da Lada na França provavelmente ainda precisam de assistência e serviços de manutenção.
Publicidade
Atualmente, os carros da Lada são vendidos em apenas alguns países da União Europeia, como Alemanha, Hungria, Eslováquia e Bulgária. Na Alemanha, o modelo mais recente da marca, o sedã compacto Vesta, foi lançado há apenas três meses.
Galeria: Carros que deveriam voltar ao mercado
1/10
Volkswagen Kombi
A Kombi entrou em produção em 1950 e revolucionou a expressão "utilitário" em um automóvel. Ela saiu do mercado em 2013 e nenhum outro veículo conseguiu entrar em seu lugar
2/10
Chevrolet Omega
O Omega chegou ao Brasil em 1992 e logo se tornou um sonho de consumo pelo seu porte, conforto e tamanho do motor. Quem não se lembra do Omega CD 4.1 seis cilindros?
3/10
Chevrolet Opala
Primeiro carro de passeio feito pela GM no Brasil, o Opala é um dos mais queridos e de melhor fama no País. Parou de ser produzido em 1992, deixando uma legião de fãs
4/10
Fiat Tempra
Último sedã mais sofisticado de sucesso da Fiat no Brasil, o Tempra virou um sonho de consumo instantâneo quando chegou ao mercado em 1991. Foi o primeiro carro multiválvulas do Brasil
5/10
Ford Escort XR3 Conversível
O ícone dos carros de playboy dos 80, o XR3 conversível surgiu em 1985 e ostenta o título de ser o primeiro descapotável de uma grande marca a ser feitro em série no País
6/10
Volkswagen Brasilia
Lançada em 73, a Brasilia era um Fusca com mais espaço interno. Foi um dos primeiros carros da marca projetados fora da Alemanha
7/10
Toyota Bandeirante
O desbravador do Brasil foi nacionalizado em 1962 e só foi tirado de linha em 2001. Até hoje é o modelo preferido entre os praticantes de off-road por sua robustez
8/10
Volkswagen Gol GTi
Além do visual bacana, o Gol GTi foi o primeiro carro nacional a ter injeção eletrônica, no motor 2.0 - AP-2000i - de 120 cv
9/10
Chevrolet Monza
Produzido entre 82 e 96, o Monza, em especial na versão sedã, conquistou o público pelo seu nível de requinte e modernidade, que não era vista nos médios antes de sua chegada
10/10
Ford Maverick
O muscle car feito no Brasil entrou de improviso no mercado em 1973, vindo de várias adaptações industriais com a Willys, e mesmo assim foi um sucesso absoluto