O novo Polo, da Volkswagen, em terceira geração no País, chega com altas ambições. Entre elas, está a de ser um dos cinco carros mais vendidos do Brasil, segundo o CEO da montadora, David Powels.
O hatch compacto, que será produzido em São Bernardo do Campo (SP), estará nas lojas em novembro em quatro versões (Polo, MSI, Comfortline e Highline, com preços a partir de R$ 49.990 R$ 54.990 R$ 65.190 e R$ 69.190, respectivamente). Há três opções de motor, todos flexíveis, e duas de câmbio.
O Polo básico tem motor 1.0 aspirado de até 84 cv (2 cv a mais que no Up!). O MSI traz o 1.6 de até 117 cv (perdeu 3 cv em relação ao do Golf). Ambas vêm com câmbio manual de cinco marchas.
A Comfortline e a de topo são equipadas com o propulsor o 1.0 turbo de 128 cv (3 cv a mais que no Golf) e câmbio automático de seis marchas. As mudanças de potência são resultado de alteração de escapamento e calibração da central eletrônica. No caso do 1.6 e do 1.0 turbo, há ainda novos filtros de ar.
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
BRASILEIRO X EUROPEU: DIFERENÇAS
O Polo é o menor carro da plataforma modular MQB. Entre outros modelos, esta base é também a do Golf e a do novo Tiguan. A versão brasileira recebeu algumas alterações em relação à europeia. No visual, a diferença é a entrada de ar inferior maior na grade dianteira.
A suspensão foi elevada em 20 mm. Nas versões 1.0 turbo, há nova barra estabilizadora e túnel central rebaixado, para adotar uma saída de ar-condicionado traseira com entrada USB para recarga.
De série, há quatro air bags, trio elétrico e rádio com CD Player e entrada MP3 e SD. O carro traz também ar-condicionado, direção com assistência elétrica, sistema Isofix de fixação de cadeirinhas e ajuste de altura no banco do motorista.
A versão avaliada (Highline) adiciona boa lista de tecnologia. Há assistente de partida em rampa, controles de tração, estabilidade e velocidade de cruzeiro e bloqueio eletrônico de diferencial, ar digital.
Essa versão inclui também sensor de obstáculos traseiro, ajuste de altura e profundidade do volante, central multimídia, rodas de liga leve de 16” e freios a disco na traseira.
O painel virtual e a tela sensível ao toque da central multimídia são opcionais. O espaço interno agrada. O Polo leva cinco pessoas com conforto.