Recentemente, uma Ferrari 250 GT Spyder California SWB, fabricada em 1961, foi leiloada pelo valor equivalente a R$ 52 milhões. O valor alcançado no leilão diz respeito à raridade do modelo, que teve apenas 37 exemplares fabricados, e à admiração da Ferrari por entusiastas de automóveis.
Tudo começou em 1929, quando a marca foi fundada na cidade de Maranello, na Itália, por Enzo Ferrari. Inicialmente conhecida como Scuderia Ferrari, a fabricante patrocinava pilotos e carros de corrida já fabricados. A produção independente começou somente em 1946, com o “nascimento” da Ferrari 125S, com motor V12. A estreia do modelo foi marcado com a vitória no Grande Prêmio de Roma, em 1947 – o primeiro carro de rua, o 166 Inter, no entanto, foi lançado somente em 1948.
Já inserida no mundo das competições, a fabricante do cavalinho rampante conseguiu sua primeira vitória na Fórmula 1 em 1951. Em seguida, em 1956, o lendário piloto Juan Manuel Fangio ganha o campeonato mundial a bordo de uma Ferrari.
A década de 60 não foi uma das melhores para a empresa de Maranello. A americana Ford chegou a tentar comprar, de olho no potencial da fabricante em competições automotivas, mas as negociações não foram adiante. O resultado foi a criação do emblemático Ford GT40, que terminou com a hegemonia da Ferrari nas 24 Horas de Le Mans. Ao final da década, em 1969, e já com o nome de Ferrari SpA, a família Ferrari resolve vender 50% das ações para a Fiat, que atualmente detém 90% das ações da fabricante de luxo.
O falecimento de Enzo Ferrari, em 1988, aos 90 anos, deixou o legado da marca para Luca Cordero di Montezemolo, antigo funcionário e amigo do fundador. De início, ele resolveu investir na escuderia, o que resultou no vice-campeonato de Formula 1 de Michael Schumacher e no sucesso do nome Ferrari na competição. Desde sua fundação, a Ferrari lançou cerca de 70 modelos. Em maio do ano passado, a marca anunciou que fará um lançamento por ano nos próximos quatro anos. Durante a divulgação de planos estava ainda a criação de edições especiais mirando consumidores de alto nível, a continuação do programa de personalização da marca e a Fórmula 1.
Modelos mais admirados:
Ferrari 250. Um dos modelos mais valiosos da fabricante de Maranello, estreou no mercado em 1953.
Ferrari 250 GT Boano-Ellena. Apareceu pela primeira vez em 1956, durante o Salão de Genebra, na Suíça. Com motor V12 2.9 de 240 cv. Recebeu o sobrenome “Boano” por causa do fabricante de sua carroceria, dirigida por Felice Mario Boano, ex-colaborador da marca Ghia. O “Ellena” veio de Ezio Ellena, genro de Boano.
Ferrari Testarossa. Fabricada em 1984 é equipada como motor 4.9 de 12 cilindros opostos de 390 cv. Foi também desenhada pelo estúdio Pininfarina. Saiu de linha em 1996.
Ferrari F40. O modelo foi produzido em comemoração aos 40 anos de existência da Ferrari, e lançado em 1987, equipado com motor V8 de 2,9 litros de 478 cv de potência. O desenho foi desenvolvido pelo estúdio Pininfarina e a construção usa materiais como kevlar e fibra de carbono, para garantir o peso baixo. Considerado um dos mais emblemáticos superesportivos já construídas, a F40 é um carro difícil de se encontrar no mercado atualmente.
Ferrari 550 Maranello. De 1996, foi o primeiro modelo da marca com motor dianteiro. Tratava-se de um 5.4 V12 de 485 cv. É chamado de “tubarão” pelo imenso capô a às entradas de refrigeração.
Ferrari Enzo. Criado em 2002, teve cerca de 400 unidades produzidas. O modelo de dois lugares era alimentado por um motor 6.0 V12 de 660 cv.
Ferrari 430 Scuderia. Mostrada durante o Salão de Frankfurt, em 2007, utilizava tecnologia derivada da Fórmula 1. O motor de 510 cv levava o esportivo aos 230 km/h.
Ferrari California. Conversível lançado em 2008, durante o Salão de Paris, tem motor V8 4.3 de 678 cv e vai de zero a 100 km/h em menos de quatro segundos.
Ferrari 458 Italia. Cupê de 2009 com motor V8 4.5 de 577 cv foi sucessora da F430. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em apenas 3,4 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 325 km/h.
Ferrari FF. Substituta da 612 Scaglietti, é a primeira Ferrari a contar com tração nas quatro rodas, desenvolvida completamente pela fabricante italiana. Traz sob o capô o novo motor 6.3 V12 com injeção direta e 660 cv de potência a 8.000 rpm. Com o auxílio da transmissão de dupla embreagem utilizada em competições, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e alcança velocidade máxima 335 km/h.
LaFerrari. Primeiro supercarro híbrido, modelo de 2013 tem motor 6.3 V12 que gera 800 cv e que trabalha junto de um motor elétrico que rende mais 163 cv.
Ferrari FXX K. Foi mostrada em dezembro passado, em Abu Dhabi. O esportivo é uma versão das pistas da LaFerrari XX e fará parte de um programa de desenvolvimento da Ferrari voltado aos clientes exclusivos. Tem 1.035 cv graças a um V12 de 6,2 litros de 848 cv associado a um sistema elétrico de 188 cv. O torque máximo é de mais de 124 kgfm.
Ferrari Sergio. Limitado a apenas seis unidades, foi revelado em dezembro passado. Celebra a parceria de 60 anos entre o estúdio de design Pininfarina e a montadora de Maranello. É equipado com motor 4.5 V8 de 605 cv e, segundo a Ferrari, faz a marca de zero a 100 km/h em apenas três segundos.