Conheça a trajetória do Fiesta

Apesar de ter vindo para o Brasil só em 1994, o compacto surgiu na Europa em 1976, com a missão de ser o carro de grande volume da marca americana. Hoje, após mais de 12 milhões de unidades, o modelo está na 6ª geração, prestes a chegar ao País

Por 11 de ago, 2010 · 3m de leitura.
Primeira geração do carro mundial da Ford é de 1976, motivado em parte por crise de petróleo

Carro mundial da Ford, surgiu em 1976, motivado em parte por crise de petróleo

Nícolas Borges

Lançado em 1976 na Europa, três anos após a crise internacional do petróleo que foi parte de sua motivação, o Ford Fiesta chegou para ser o carro de grande volume da marca norte-americana. Hoje, depois de passar das 12 milhões de unidades vendidas, o modelo está na sexta geração – prestes a desembarcar no Brasil (leia avaliação aqui).

Terceira geração, 1ª no Brasil, é de 1989. Anterior, de 83, era a inicial maquiada

Terceira geração, 1ª no Brasil, é de 1989. Anterior, de 83, era a inicial maquiada

Além da carroceria principal, hatch, o Fiesta ganhou outras ao longo do tempo. Na Europa, deu origem a um furgão comercial, que também tinha opção para passageiros. Já em países emergentes, como Brasil e Índia, a configuração sedã é obrigatória. Por aqui, o carro virou até picape, a Courier.


Em 1996, o hatch passou a ser feito aqui na 4ª geração (Foto: Oswaldo Palermo/AE)

Em 1996, o hatch passou a ser feito aqui na 4ª geração (Foto: Oswaldo Palermo/AE)

O Fiesta só estreou aqui em 1994, em sua terceira geração, oriundo da Espanha. A produção local, em São Bernardo do Campo (SP), já na encarnação seguinte, começou dois anos mais tarde. Em 2002, com um ano de atraso para o mercado europeu, o Brasil ganhou a quinta roupagem do modelo, feita em Camaçari (BA). Desta vez, a base do hatch um sedã e um utilitário-esportivo, o EcoSport.

Versões esportivas são comuns na Europa, como o ST (150 cv), da 5ª geração

Opções ‘bravas’ são comuns na Europa. Ex.: o ST (150 cv) de 2005 (Fotos: Divulgação)