O mercado de picapes no Brasil vem bombando nos últimos anos. Montana, F-150, Rampage e tantos outros lançamentos foram estrelas no último ano no Brasil. E, agora em 2024, o negócio promete pegar fogo. Afinal, fabricantes como GM e Fiat trarão novidades ao mercado, como a S10, por exemplo, que terá visual renovado e mais tecnologia, e a Titano, a nova aposta que pinta por aqui e estreará um novo segmento para a marca italiana. Confira os lançamentos prometidos para este ano:
Fiat Titano
Baseada na Peugeot Landtrek que, apesar das promessas, nunca chegou ao Brasil, a Fiat Titano fará sua estreia em 2024. O modelo será a primeira picape média da marca italiana. Com o objetivo de repetir o sucesso das irmãs menores Strada e Toro, quer arrasar com a concorrência, composta por nomes de peso, como Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux e companhia. Até o momento, a montadora não revelou informações sobre detalhes técnicos, preços e versões. Contudo, a aposta é de que a caminhonete receba o 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 mkgf usado pelas vans da Stellantis, além de câmbio automático de seis marchas. Os preços, em síntese, devem ficar em torno de R$ 250 mil e R$ 290 mil.
Chevrolet S10
Para encarar a concorrência do mercado de picapes, a Chevrolet S10 vai receber facelift neste ano. O modelo promete traços semelhantes aos da Colorado, sua irmã norte-americana. Assim, terá faróis mais afilados e posicionados um pouco acima. Além disso, a grade frontal receberá novo desenho. Por dentro, novos acabamentos e tecnologias devem fazer parte do pacote. O que não muda, entretanto, é o motor 2.8 turbodiesel de até 200 cv e 51 mkgf de torque. Nas versões de topo, um novo câmbio automático de oito marchas é aguardado.
Volkswagen Amarok
Apesar de ser irmã da Ranger de nova geração (lançada no ano passado), a Amarok não seguirá os passos da picape da Ford e, para o Brasil, promete apenas um facelift um pouco mais profundo. As mudanças, crê a Volkswagen, ajudarão a mantê-la competitiva frente à concorrência, tanto por aqui quanto na Argentina, onde é produzida. Itens como o sistema VW Play atualizado, painel de instrumentos digital, controle de cruzeiro adaptativo e alerta de colisão com frenagem automática, por exemplo, devem estrear no modelo. Nada muda nada na mecânica, entretanto. Ou seja, a VW manterá o motor V6 turbodiesel.
GWM Poer
E quem deve inaugurar a planta da fábrica de Iracemápolis (interior de São Paulo) da GWM é a picape híbrida plug-in Poer. Apesar de ainda haver um impasse sobre algumas mudanças que o modelo terá para o mercado brasileiro, sua estreia deverá ocorrer ainda em 2024. A princípio, a Poer deve usar o mesmo conjunto do Haval H6: motor 1.5 turbo em conjunto com dois elétricos (um em cada eixo) que entregam, juntos, 393 cv e 77,7 mkgf de torque.
JAC Hunter
Ainda falando em montadora chinesa, a JAC quer desafiar a Toyota Hilux, e as demais picapes do segmento, com seu novo modelo, a Hunter (conhecida também como T9). Já flagrada no Brasil, a picape estreia no segundo semestre de 2024 com opção de motor 2.0 turbodiesel de quatro cilindros e até 170 cv de potência e 41,8 mkgf de torque. Além disso, pode ter tração 4×4. O câmbio, por sua vez, é o automático de 8 marchas. A opção elétrica terá o mesmo conjunto da iEV330P, de 204 cv. O preço, no entanto, ainda é um mistério. Em termos de design, a picape destaca a larga grade em estilo colmeia e o santantônio na caçamba. Cabe dizer que a picape pode contar com uma capacidade de carga próxima de 1,4 tonelada. Ou seja, a maior do segmento. Em termos de dimensões, tem 5,62 metros de comprimento e 3,40 m de entre-eixos. Desse modo, mostra-se maior que a rival da marca japonesa, que tem, respectivamente, 5,32 m e 3,08 m.
Picape BYD
Para fechar a ala das asiáticas, claro, a BYD não poderia ficar de fora. Além de hatches, sedãs e SUVs, agora a marca chinesa também quer atacar no segmento das picapes. Para isso, conta com um modelo híbrido que roda 1.000 km. Ainda sem revelar outras informações, como o nome, por exemplo, a fabricante confirmou o lançamento no Brasil, mas a data ainda não foi cravada. De acordo com o site australiano Drive, a BYD planeja lançar a picape como opção híbrida plug-in em mercados da Ásia e Oceania. Além disso, uma versão elétrica também está nos planos da montadora, mas apenas para 2025. Em relação a lista de equipamentos, terá central multimídia com cerca de 15 polegadas e painel de instrumentos digital.
Jeep Gladiator
Outra novidade é a chegada, neste ano, da reestilização da picape Gladiator. As mudanças estéticas são sutis, tanto na frente quanto na traseira. Todavia, a Jeep promete pacote tecnológico mais recheado e tela da central multimídia maior. Na mecânica, entretanto, nada muda. A picape continuará contando com versão única de motorização, o 3.6 V6 de 284 cv de potência máxima.
Ford F-150
No time das picapes grandalhonas, a Ford F-150 também terá novidades em 2024. Mas já?! Pois é, afinal, o modelo já ganhou facelift nos Estados Unidos. Portanto, como vem ao País importada de lá, nada mais justo que a reestilização também chegue por aqui. Mas não haverá nada muito alarmante. Apenas faróis, grade, para-choques e grafismos das lanternas traseiras ganharão retoques. A tampa da caçamba agora tem abertura lateral. Aposta-se, também, na chegada da variante elétrica Lightning, que supera os 515 km de autonomia.
RAM 1500
Se a Ford F-150 vai mudar, a RAM 1500 vai acompanhar o embalo. A picape já deixou de usar um motor V8 nos Estados Unidos, onde adotou o 3.0 V6 biturbo Hurricane. Movido a gasolina, gera 426 cv e 64,6 mkgf. Com isso, no pacote para 2024 vem também um leve facelift tanto por fora quanto por dentro.
Mitsubishi L200 Triton
Até o fim de 2024 a L200 Triton também muda de cara. A nova geração – que estreia plataforma utilizada pela Nissan Frontier – adota, a princípio, um visual que não é dos mais bonitos, com ar meio quadradão. Nos faróis (continuam divididos em dois blocos) a harmonia do modelo atual caiu por terra. A ideia é que o modelo venha para brigar com as demais picapes da categoria munido do mesmo motor 2.4 turbodiesel, no entanto, com salto de potência para 214 cv – hoje, 190 cv. Torque: 48 mkgf (4,1 mkgf a mais). E o câmbio, por fim, automático de seis marchas. A nova geração da Mitsubishi L200 Triton traz, ainda, direção com assistência elétrica (hoje, é hidráulica) e mais tecnologia. Deve dividir espaço na fábrica de Catalão (GO) com a produção do modelo atual, que não deve sair de linha.
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