Você está lendo...
Conheça as estradas do futuro
Notícias

Conheça as estradas do futuro

O futuro dos automóveis fica cada dia mais "chocante". Como se não bastassem os avanços para o uso em larga escala de carros elétricos, a energia alternativa também está sendo pensada para aplicação em estradas, sinalizações e abastecimento

01 de fev, 2012 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Conheça as estradas do futuro

O futuro dos automóveis fica cada dia mais “chocante”. Como se não bastassem os avanços para o uso em larga escala de carros elétricos, a energia alternativa também está sendo pensada para aplicação em estradas, sinalizações e abastecimento móvel. Um bom exemplo do que poderá ser visto nos próximos anos saiu da mente criativa de Scott Brusaw, criador da empresa Solar Roadways.

Ele inventou um modelo de estrada feita com painéis solares, repleta de sensores que a adapta às condições do trânsito.

Sendo assim, as pinturas de sinalização são substituídas por pequenas lâmpadas de LED, que têm a vantagem de manter a estrada iluminada durante a noite e de mudar os alertas de acordo com o que acontece no tráfego. Batidas, desvios e reduções de velocidade poderiam ser sinalizados instantaneamente.

Publicidade


Segundo informações da Solar Roadways, esse tipo de estrada permite detectar a presença de animais na via e derreter neve para torná-la mais segura.

O Departamento de Transportes do Estado de Oregon, nos EUA, também vem há anos pesquisando um modelo de estrada alimentada por painéis solares. A diferença é que a estrutura é toda feita no entorno para captação de energia, que será distribuída, inclusive, para as residências próximas.


De acordo com os criadores do sistema, se a rede de estradas do país incorporasse essa tecnologia como um todo, poderia ser gerada cerca de três vezes mais energia do que a que os EUA atualmente consomem. O modelo de pavimento também poderia ser aplicado em parques e estacionamentos a céu aberto, o que aumentaria ainda mais a produção de energia.

Outra das vantagens apontadas pela empresa, e talvez a melhor delas, é a possibilidade de os veículos elétricos se auto recarregarem à medida que viajam nessas estradas, reduzindo assim a necessidade de grandes baterias. Isso acabaria com dois dos maiores problemas dos carros elétricos atuais: baixa autonomia e número limitado de postos de reabastecimento.


Deixe sua opinião