Redação

22/01/2019 - 5 minutos de leitura.

Conheça carros que salvaram suas montadoras da falência

Eles vieram em boa hora e foram responsáveis por tirar fabricantes do ‘buraco’; falência ou compra por outra companhia era fim certo para várias

Boxster foi lançado em 1996 após Porsche reorganizar processos produtivos Crédito: Foto: Porsche /Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Uma fabricante de automóveis pode beirar a falência por vários motivos. Seja uma forte recessão, ou um fracasso em vendas ou mesmo um modelo de negócio pouco eficiente, companhias multimilionárias podem acabar de uma hora para outra. E é sob pressão que podem sair boas ideias para tirar uma montadora de um “buraco”.

Foi o que aconteceu com a Porsche na virada dos anos 1990. A marca havia emplacado apenas 14 mil carros no mundo todo, tinha uma linha antiquada e a concorrência vinha consistentemente ultrapassando a marca alemã. Seu carro mais recente era o 928 de 1977 e os 911 ainda refrigerados a ar estavam beirando os 30 anos.

Tanto que em 1992 a fabricante chegou a contratar executivos e engenheiros da Toyota, que “arrumaram” a casa e deram início ao desenvolvimento do que seria o primeiro Boxster. O roadster foi lançado em 1996 e foi um sucesso quase instantâneo. O primeiro Boxster, aliás, usava várias partes em comum com o 911 da geração 996, o que reduziu custos e ajudou a Porsche a se reerguer.

Continua depois do anúncio

Ford Taurus

Um pouco antes, em meados dos anos 1980, a Ford não estava exatamente à beira da falência, mas em 1985 a marca lançara o Taurus. O modelo balançou o mercado americano e catapultou a Ford para cima. O sedã foi o carro mais vendido nso Estados Unidos entre 1992 e 1996 e está em linha até hoje. O Taurus chegou a ser promovido a sedã grande, com a introdução do Fusion em 2006. No entanto, continua uma marca forte dentro da gama Ford.


Peugeot 205

Outra fabricante europeia em apuros durante os anos 1980 era a Peugeot. Depois de comprar a praticamente falida Citroën e o braço europeu da Chrysler, a marca francesa estava com problemas sérios. Foi aí que o sucesso do 205, lançado em 1983 foi crucial para sua recuperação. O compacto caiu no gosto dos europeus e foi um sucesso logo após o lançamento. Vendido entre 1983 e 1996, o 205 ainda teve versões icônicas, como as GTI e os conversíveis.

É certo que a Peugeot teve ainda uma “mãozinha” do governo francês na época. O país impôs restrições à importação de carros japoneses, o que tirou de cena boa parte da concorrência que o 205 enfrentaria. Mas, diante do contexto, ele foi bem sucedido com mais de 5 milhões de unidades vendidas.


Range Rover

Mas um dos modelos mais conhecidos que revolucionou sua própria fabricante foi o Range Rover Evoque. A Land Rover havia sido vendida pela Ford para a indiana Tata em 2007 e estava com uma linha já antiga ainda à venda. Em 2011, a marca lançou o Evoque, um novo Range Rover Sport e uma nova geração do Vogue. A ofensiva deu certo e a marca vendeu mais de um milhão de unidades ao redor do mundo nos anos seguintes.

Notícias relacionadas

Mercado

Prestes a mudar, Peugeot 2008 tem promoção para liquidar estoque

Notícias

Hyundai anuncia linha 2025 para HB20 e Creta

Notícias

Stellantis apresenta novos modelos durante Agrishow; veja quais

Notícias

Xpeng, parceira da VW na China, quer vender carros no Brasil

OFERTAS 0KM
Consulte condições.

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Consulte condições.

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

VER TODAS AS OFERTAS