
Pininfarina, Italdesign, Ruf, Apollo, Sbarro, Rinspeed, Techart, Lazareth… No Salão de Genebra, que vai até o próximo domingo, os veículos que ostentam esses nomes têm a mesma relevância que os de Volkswagen, Fiat, Audi, Mercedes-Benz e BMW, entre outras. Tradicionalmente relegadas ao chamado “lado B” dos eventos automotivos, em pavilhões separados dos das fabricantes e escondidos, na feira suíça os estúdios, preparadoras e marcas de acessórios são valorizados.
E, graças aos espaços destacados, algumas dessas empresas acabam chamando tanta – ou mais – atenção que montadoras consagradas. Em seus estandes há carros futuristas, com estilo chamativo ou com potência impressionante. Essas companhias também costumam chamar a atenção por suas propostas de soluções tecnológicas.
Um dos exemplos é o Etos, protótipo que a suíça Rinspeed criou especialmente para o evento. Pródiga em criar veículos curiosos – já mostrou até um veículo submergível -, a empresa expõe um carrinho autônomo criado para ser uma espécie de extensão do cérebro de seu dono. A promessa é que, graças aos sistemas eletrônicos, bastará pressionar um botão para o carro “ler” e atender os gostos e desejos do usuário.
Conectividade é um dos temas mais explorados pelas marcas no evento. Mas as tecnologias sustentáveis também surgem em Genebra. O estúdio italiano Italdesign, por exemplo, levou o GTZero, um protótipo elétrico que promete 500 km de autonomia, além de desempenho de carro esportivo.
Também italiano, o estúdio Pininfarina expõe o conceito H2 Speed, carro a hidrogênio que lembra muito um protótipo do Mundial de Endurance.
Das preparadoras, fabricantes de acessórios e marcas especializadas em modelos exclusivos, chama a atenção a francesa Lazareth. A empresa mostrou a LM 847, moto com quatro pneus e motor de Maserati.
O 4.7 V8 a gasolina entrega nada menos que 470 cv de potência e 60 mkgf de torque, enviados às rodas por meio de uma transmissão hidráulica contínua. Leve, o modelo pesa apenas 400 quilos.
ctv-j8m-ladob3
Rinspeed Etos - Com dados vindos do navegador GPS, sistema multimídia e sensores que captam imagens que chamam a atenção do motorista, carro “lê” as vontades do dono e pode agir sem que seja preciso acionar comandos.
ctv-ujc-ladob2
Pininfarina H2 Speed - Movido a hidrogênio, traz dois motores elétricos que geram 500 cv de potência. Com linhas aerodinâmicas que lembram as de carros de corrida, acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e chega a 300 km/h.
ctv-npn-ladob7
Apollo Arrow - A marca Gumpert foi rebatizada de Apollo e mostra um superesportivo com motor 4.0 V8 da Audi, que foi retrabalhado para gerar 986 cv. Com tanta potência, acelerar de 0 a 100 km/h requer apenas 2,9 segundos.
ctv-4sb-lado-b
Italdesign GTZero - Elétrico da Italdesign promete autonomia de 500 km e tem 483 cv de potência.
ctv-yyh-ladob4
Porsche 911 preparado pela Ruf, empresa conhecida por trabalhar extensamente nos modelos alemães.
ctv-odl-ladob6
Lazareth LM 947 - Motocicleta com motor V8 da Maserati foi estrela de pavilhão dedicado às preparadoras e marcas independentes.