Carros urbanos tendem a ser racionais ao extremo. A união entre formas compactas e motores econômicos tende a passar longe de qualquer emoção.
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Mas quando Gordon Murray – famoso projetista que já trabalhou na Fórmula 1 e tem entre suas criações o supercarro McLaren F1 – está por trás de um projeto, a situação tende a ser diferente. Murray passou os últimos tempos desenvolvendo o T.25 e o T.27, dois carros elétricos. Até que a Yamaha o contratou para fazer um carro urbano.
A ideia era rivalizar com modelos como o Toyota IQ e o Smart. E dessa ambição surgiu o Yamaha MOTIV e sua versão elétrica, o MOTIV.e. O carro usa um sistema de construção criado por Murray chamado iStream. O princípio desse método consiste em utilizar uma estrutura tubular reforçada e uma carroceria feita com plástico especial. O intuito disso é tornar o conjunto simples de ser construído, reduzindo o peso em relação a uma estrutura de aço sem penalizar a resistência.
Primeira versão do veículo, a MOTIV usará um motor 1.0 tricilíndrico da Yamaha, com cerca de 80 cv de potência, o suficiente para o carro ir aos 160 km/h. Já a elétrica entrará em cena com um propulsor de 33 cv e 160 km de autonomia. Em ambas, o propulsor terá posição central traseira, com o câmbio de seis marchas e dupla embreagem mandando a força do motor para o eixo de trás.
Mesmo com um sistema de construção voltado ao baixo custo, o preço estimado é similar ao cobrado pelo Smart.