Você está lendo...
Conheça versões de carros que usam rodas de aço
Notícias

Conheça versões de carros que usam rodas de aço

Mais baratas que as rodas de liga leve, essas rodas de aço costumam equipar versões de entrada de hatches, sedãs e utilitários compactos

Redação

20 de jun, 2018 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

rodas de ferro
Renault Duster Oroch com rodas de ferro na versão de entrada Express
Crédito:Foto: Renault
rodas de ferro

Quando o assunto são equipamentos e acessórios do veículo, as rodas de liga leve estão numa espécie de segunda divisão. Enquanto itens como ar-condicionado e direção hidráulica já se tornaram mandatórios, pois são confortos de que o consumidor brasileiro aprender a não abrir mão, as rodas têm função principalmente estética. Elas ajudam a valorizar o visual do modelo. Mas não trazem nenhum ganho de dirigibilidade ou performance em comparação com as rodas de aço.

Mesmo sem o apelo visual, as rodas de aço têm vantagens. O material (ferro ou aço) costuma ter resistência maior a pancadas. Quando são amassadas, elas podem ser mais facilmente recuperadas. Isso nem sempre é viável com as rodas de liga leve, pois o material delas (titâmio, alumínio, magnésio ou outros metais leves) é mais maleável, sujeito a quebras.

Mas o principal fator que determina a escolha, pelas fabricantes, do tipo de roda a equipar cada modelo é o preço. As rodas de ferro ou aço são bem mais baratas que as de liga leve.

Publicidade


Por essa razão, modelos compactos (hatches, sedãs e utilitários) costumam ser oferecidos com essas rodas em suas versões de entrada, normalmente acompanhadas por calotas que dão uma melhorada na aparência.

Já as rodas de liga leve são deixadas para os catálogos superiores da gama, ou são oferecidas como opcionais nessas versões mais básicas.

Veja algumas versões que são vendidas com rodas de aço

Chevrolet: Onix (Joy e LT), Prisma (Joy e LT)


Citroën: C3 (Start e Attraction)

Fiat: Mobi (Easy, Like e Way), Uno (Attractive), Grand Siena (Attractive), Argo (versões básica e Drive), Cronos (versões básica e Drive), Strada (Working e Hard Working), Fiorino

Ford: Ka (S, SE e SE Plus), Ka+ (SE e SE Plus), Fiesta (SE e SE Plus), Ranger (XL)


Honda: Fit (Personal, DX e LX), City (Personal e DX)

Hyundai: HB20 (Unique e Comfort Plus), HB20S (Comfort Plus), Creta (Attitude)

Nissan: March (S e SV), Versa (Conforto e S), Kicks (S)


Peugeot: 208 (Active)

Renault: Kwid (Life, Intense e Zen), Logan (Authentique e Expression), Sandero (Authentique e Expression), Duster (Expression), Duster Oroch (Express, Expression)

Toyota: Etios hatch (X e X Plus), Etios sedan (X e X Plus)


Volkswagen: Gol (Trendline e Track), Voyage (Trendline e Comfortline), Polo (1.0 e 1.6), Saveiro (Robust e Trendline), Amarok (S)

Deixe sua opinião