Você está lendo...
Conhecemos o BMW iX, primeiro SUV totalmente elétrico da marca alemã
Lançamentos

Conhecemos o BMW iX, primeiro SUV totalmente elétrico da marca alemã

BMW iX tem duas versões de acabamento, pacote com realidade aumentada e até grade dianteira regenerativa; autonomia do SUV chega a 630 km

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

23 de fev, 2022 · 11 minutos de leitura.

Publicidade

BMW
Quem comprar o BMW iX a partir agora, receberá apenas em agosto; 60% das vendas são da versão de entrada
Crédito:Vagner Aquino/Jornal do Carro

Embora ainda vendam pouco no Brasil, os carros elétricos têm cada vez mais presença no mercado. A BMW, por exemplo, trouxe o hatch elétrico i3 para cá em 2014, e estima que o mercado premium responderá por, ao menos, 50% de veículos movidos a baterias no fim desta década. Nesse sentido, a marca bávara promete quatro modelos ainda neste ano. Além do próprio i3, lançará o iX3, i4 e o novíssimo iX, que o Jornal do Carro foi conhecer ao vivo. As primeiras entregas serão feitas em abril.

O SUV elétrico teve pré-venda aberta no Brasil há um mês. Todas as 30 unidades foram reservadas em poucas horas. Isso porque estamos falando de um carro com preços entre R$ 654.950 (xDrive 40) e R$ 799.950 (iX xDrive50). E tem mais um dado intrigante: ninguém conhece o carro, afinal, trata-se de lançamento mundial.

Mecatrônica

O primeiro contato com o BMW iX aconteceu na Academia BMW Group Brasil Senai. O local, que fica dentro do Senai Ipiranga, na capital paulista, consiste num centro de treinamento que a fabricante mantém a fim de formar profissionais em veículos eletrificados, assim como sistemas de diagnóstico e programação. O local, portanto, serviu apenas para a exibição do carro – não houve test-drive para a imprensa.

Publicidade


Vagner Aquino/Jornal do Carro

Nas duas configurações, o BMW iX chega a 200 km/h de velocidade máxima – limitada eletronicamente. A bateria, instalada sob o assoalho e que pesa pouco mais de 500 kg – está na quinta geração. Segundo a marca bávara, em comparação com o pacote de baterias do BMW i3 2020, houve 40% de incremento de densidade energética.

Em números, no caso do xDrive40, são 76,6 kWh de capacidade total da bateria, que rende autonomia de 425 km. Já o xDrive50 tem 111,5 kWh, capaz de gerar 630 km de alcance. Os dados têm base no ciclo europeu WLTP.


Para facilitar a vida do comprador que, hoje, pode contar com mais de 400 pontos públicos de recarga BMW espalhados por 21 Estados do Brasil (são mais de 90 cidades, no total), a montadora oferece dois carregadores rápidos – um deles, portátil. Além do carregador de parede (Wallbox) de 22 kW, o cliente leva o modelo Flexible Fast Charger, portátil, capaz de receber vários cabos diferentes.

iX em números

Como o BMW iX tem dois motores elétricos (um no eixo dianteiro, outro no eixo traseiro) a tração é nas quatro rodas. Nela, há distribuição inteligente de força e tecnologia de deslizamento limitado. De acordo com a marca, isso ajuda a corrigir a trajetória do veículo nas entradas de curva de forma muito mais rápida e precisa.

E por falar em motores, cada versão tem uma potência diferente. No xDrive 40, o conjunto elétrico rende 326 cv de potência e 64 mkgf de torque. Tais números garantem que o modelo vá de 0 a 100 km/h em 6 segundos.


Já o iX xDrive50 desenvolve 523 cv. O torque fica em 77,7 mkgf. Até os 100 km/em precisa de 4,6 segundos.

Espaço, conforto e estrutura

Assim como nos carrinhos de brinquedo, o capo dianteiro do BMW iX não abre. A água que limpa o para-brisa, por exemplo, precisa ser adicionada por orifício sob o emblema dianteiro – na verdade, uma portinhola. Entretanto, esse brinquedo tem porte de X5. São, de acordo com a ficha técnica cedida pela BMW, 4,96 metros de comprimento, 1,97 m de largura e, por fim, 1,70 m de altura.

Vagner Aquino/Jornal do Carro

Com isso, tem cabine extremamente confortável. O espaço entre-eixos de 3 metros, com assoalho plano (como em todos os modelos elétricos) rende comodidade suficiente para quem viaja atrás. E, lá no fundo, o porta-malas tem 500 litros de capacidade.

Mesmo como todo esse tamanhão, nada de peso acima da média. Justamente por comportar toda a parafernália da mecânica elétrica, o SUV busca mais leveza por meio de materiais utilizados em sua estrutura. Tem alumínio e resina reforçada com fibra de carbono, por exemplo. O peso não foi divulgado na ficha técnica da fabricante.

Vagner Aquino/Jornal do Carro

Para elevar a eficiência do iX, o modelo conta com aerodinâmica avançada. O Cx, por exemplo, fica em excelentes 0,25.

Sistemas de última geração

Até aqui você pode não ter achado tanta graça no iX. Talvez não curtiu o design, ou não achou ele tão potente… Mas, se você curte tecnologia, certamente vai se render aos encantos do iX.

BMW
Vagner Aquino/Jornal do Carro

De acordo com Henrique Miranda, head de conectividade do BMW Group Brasil, “o iX já nasceu como um modelo tecnológico, com câmeras, reconhecimento de voz, atualizações remotas e comandos por gestos”, resume. Todo o software do carro consumiu cerca de dois anos de adaptações para o País. Isso inclui desde idioma (trazer para o português do Brasil) até o sistema de conectividade (4G/5G, quando estiver disponível por aqui) e de navegação com realidade aumentada. Quando há necessidade de conversão, por exemplo, o mapa exibe (na tela central) o local exato, por meio de fotos. Errar o comando do GPS, agora, fica mais difícil.

Tem novidade até na estética. Além de rodas de 22 polegadas e faróis com tecnologia laser, a grade, por exemplo, é auto-reparadora. É isso mesmo, feito com nanotecnologia, o componente consegue se auto regenerar.

BMW
Vagner Aquino/Jornal do Carro

Na prática, pequenos arranhões ou danos causados por pedrinhas, por exemplo, são automaticamente consertados apenas por meio do calor – acima de 30 graus. Você pode, todavia, tirar todos os arranhões do componente utilizando um secador de cabelos.

Compatibilidade

A princípio, cabe destacar que não adianta ter um celular antiquado. Assim como nos carregadores por indução, o BMW iX só aceita comandos de celulares mais modernos. Os últimos iPhones, por exemplo, são compatíveis. Nesse sentido, dá até para aposentar a chave do carro e usar apenas o smartphone para comandar as operações do SUV, como travamento/destravamento e partida do motor, por exemplo.

Vagner Aquino/Jornal do Carro

O carro é tão inteligente que pode até detectar o clima, afirmam os executivos. Se estiver calor, o iX aciona automaticamente o ar-condicionado a fim de refrescar a cabine.

E não é só no habitáculo que tem tecnologia de ponta. O iX – tido como o primeiro carro inteligente do Brasil – tem, por exemplo, sistema de regeneração de energia dos freios. Caso a central eletrônica detecte uma situação em que o motorista precise frear, ele é ativado automaticamente. Desse modo, o sistema é preservado e há recuperação maior de energia para as baterias.

Como próximos passos, os executivos da BMW enfatizam que, no futuro, será possível até mesmo comprar equipamentos para o carro por meio de loja online. Detecção de pneus murchos e consequente alerta de trocas, por exemplo, é outro ponto em desenvolvimento pela TI da marca. Ou seja, o futuro promete.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião