A cada 100 veículos vendidos no Brasil, 3,52, em média, apresentaram defeitos notados por seus donos. No caso dos carros vindos da China, o número sobe para 3,89 a cada centena. O dado faz parte de um estudo da consultoria J.D. Power, que aponta que o brasileiro é o consumidor mais insatisfeito e é emblemático após cinco anos da chegada do primeiro carro de passeio chinês.
O pioneiro foi o Effa M100. Depois vieram Lifan, Chery e JAC Motors. Mas a alta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para importados, a queda nas vendas e o desconhecimento do público em relação às marcas ajudaram a depreciar esses carros.
Da JAC, por exemplo, foram emplacados 6.504 J3 de janeiro a agosto de 2012. No mesmo período deste ano, o número chegou a 3.159 unidades.
Pesquisa
De 352 queixas de brasileiros, 58 estão ligadas a motor e câmbio. A J.D. Power mediu o índice em mercados com Brasil e Alemanha e listou 29 carros oferecidos nesses países. Na Alemanha, o índice é de 2,4 carros defeituosos para cada 100. Confira abaixo: