Com a ciclovia aberta na quinta-feira na Avenida Braz Leme, em Santana, zona norte da cidade, São Paulo passa a contar com 68,6 km de ciclovias e ciclofaixas, de acordo com os cálculos da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade). Se forem consideradas também as ciclorrotas, em que as bicicletas trafegam sem separação física dos carros, a infraestrutura sobe para 123 quilômetros. Como esporte ou solução de mobilidade, cada vez mais gente tem aderido às magrelas.
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Na hora de escolher um modelo, a quantidade de opções das lojas especializadas pode confundir o comprador. Existem três categorias de bicicletas: as speed bikes, de corrida, as mountain bikes, ideais para trilhas e circuitos de aventura, e as comfort bikes, de passeio. Este tipo é o mais adequado para pedalar nos centros urbanos.
Nas comfort bikes, tudo é pensado para garantir uma condução suave e confortável. O selim é mais largo e conta com revestimento de gel, com maior maciez. O guidão é alto e curvado, para que o ciclista não dobre tanto a coluna, e a suspensão ajuda a filtrar irregularidades do piso.
Há modelos para todos os gostos e bolsos, dos básicos aos estilosos. Confira nossa seleção com algumas opções.
GT NOMAD 1.0 – Segundo a fabricante, suspensão tem como prioridade o conforto. Câmbio é de 21 marchas. O aro 700 é típico de bikes de estrada. R$ 1.790.
CALOI EASY RIDER – De alumínio, tem suspensão dianteira e câmbio Shimano. Pode vir com bagageiro ou cestinha, para levar objetos. R$ 1.099.
HOOLIGAN – Primeira bike urbana da marca de competição Cannondale, tem rodas de 20” e garfo único. R$ 5.590.
SCOTT SUB40 SOLUTION – Feita de alumínio levíssimo, pesa apenas 12,5 kg. O câmbio é da Shimano e tem 24 velocidades. Tem bagageiro desmontável. R$ 4.500.
CALOI 300 – Tem quadro de alumínio e câmbio Shimano de 21 velocidades. O guidão tem ajuste de inclinação. R$ 769.