Você está lendo...
Continental mostra pneu com ajuste automático de pressão
Notícias

Continental mostra pneu com ajuste automático de pressão

Sistema inteligente recebeu o nome de C.A.R.E e foi apresentado na Alemanha. Pneu tem bomba interna e consegue manter pressão de forma autônoma

Redação

10 de out, 2019 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

pneu
Sistema interno funciona com força centrífuga do pneu
Crédito:Foto: Continental/Divulgação
pneu

Um pneu capaz de monitorar e ajustar a pressão em seu interior em tempo real é a aposta da fabricante alemã Continental. O sistema funciona por meio de uma bomba centrífuga embutida na roda. Ele utiliza a força de rotação para aumentar a pressão do ar, mantendo o pneu dentro das especificações adequadas. Outra funcionalidade do sistema é monitorar a profundidade dos sulcos do pneu.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

O conjunto de tecnologias foi batizado de C.A.R.E, sigla em inglês para conectado, autônomo, confiável e eletrificado. O protótipo do produto foi apresentado na Alemanha. Ainda não há previsão de quando a tecnologia estará disponível no mercado.

Publicidade


Consumo e calibragem do pneu

O consumo de combustível pode ficar mais alto se a calibragem dos pneus não estiver correta. Se a pressão estiver 3,0 psi (ou libras) abaixo do indicado, por exemplo, o consumo de combustível sobe 2%. Um veículo que rode 30 mil km em um ano com calibragem abaixo da recomendada chega a desperdiçar um tanque de 55 litros.

“Além da segurança ficar em risco quando um veículo trafega com pneus com pressão inferior ou superior à recomendada pelo fabricante, sua vida útil pode ser reduzida em cerca de 50%”, avalia Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus.


Deixe sua opinião