Volkswagen Nivus 2025
Thais Villaça/Estadão

Contra Toyota e chineses, VW vai produzir T-Cross e Nivus híbridos flex em SP

Investimentos da VW vão abranger as novas gerações dos SUVs Nivus e T-Cross, que vão utilizar a nova plataforma MQB Hybrid

Por Rodrigo Tavares 12 de mar, 2025 · 4m de leitura.

A Volkswagen prepara novidades para os próximos anos. Segundo a apuração dos colegas do Autos Segredos, a marca produzirá os modelos VW T-Cross e Nivus com a plataforma MQB Hybrid na fábrica da Anchieta (SP). O primeiro terá sua nova geração apresentada em 2027, enquanto o segundo ficou para 2028, por exemplo.

VW T-Cross 200 TSI 2025
Divulgação/Volkswagen

Além disso, estão previstas mudanças para ambos os modelos. Por conta da nova plataforma, maior e capaz de suportar eletrificação, os SUVs da marca podem ganhar um tamanho maior que suas atuais gerações. Entretanto, apesar da mudança, tanto Nivus quanto T-Cross continuarão atuando no nicho de SUVs compactos.


Entretanto, ainda é cedo para falar em mudanças no visual dos SUVs da VW, mas espera-se que o visual básico, tanto de SUV convencional e cupê, seja mantido. Um dos movimentos que confirmam a intenção de produção dos modelos é a transferência da fabricação do Virtus para a planta de São José dos Pinhais (PR), por exemplo.

VW Virtus Sense
Volkswagen/Divulgação

Na planta do Paraná, o sedã fará companhia também à futura picape VW 247, também conhecida por Udara. A nova picape chegará com o sistema híbrido leve (MHEV) de 48 Volts, combinado ao motor 1.5 TSI Flex. Esse novo propulsor também estará presente nos renovados VW T-Cross e Nivus. Integrante da família EA211, que já inclui os motores 1.4 e 1.0 de três cilindros, o 1.5 TSI passou por aprimoramentos para se tornar mais eficiente, mesmo sem depender do sistema híbrido.


Motor 1.5 TSI Evo acompanhará sistema híbrido da VW

O motor 1.5 TSI Evo adota o ciclo Miller, que mantém as válvulas de admissão abertas durante parte da compressão dos pistões. Como é turbinado, o compressor força a mistura ar/combustível de volta ao cilindro, otimizando o desempenho. Na versão a gasolina, ele entrega 150 cv e 25,5 mkgf de torque, mas o sistema flex proporcionará um aumento nesses números. Além disso, o motor será acoplado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem com sete velocidades.

Volkswagen Nivus 2025
Thais Villaça/Estadão

A Volkswagen confirmou que os novos SUVs contarão também com uma versão híbrida plug-in (PHEV), que trabalhará em conjunto com o motor 1.5 TSI. Na Europa, o sistema PHEV combina o 1.5 TSI a dois motores elétricos, um responsável pela geração de energia e outro pela tração, resultando em 204 cv de potência combinada. O conjunto inclui baterias com capacidades entre 10,6 e 19,7 kWh, oferecendo maior alcance elétrico. Por fim, no Brasil, a versão flex poderá trazer ganhos adicionais de potência e torque.


O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
VW Tera: fomos conhecer o novo SUV compacto da marca! Veja as primeiras impressões