O Corolla (foto) já está ameaçando o Prisma há alguns meses na luta pela liderança de vendas de sedãs. De acordo com números preliminares de abril, obtidos pela reportagem, o carro da Toyota ultrapassou o Chevrolet no acumulado do ano.
De 1º a 27 de abril, o Corolla vendeu 4.754 unidades, ante as 4.371 unidades do Prisma. Com isso, no acumulado do ano, o Toyota soma 17.681 emplacamentos, enquanto o Chevrolet tem 17.508.
A margem de 173 unidades ainda é pequena para garantir a liderança do Corolla no acumulado do ano ao final deste mês. No entanto, a liderança pode estar garantida, pois há apenas um dia de emplacamento neste mês. Isso porque os números são de emplacamentos, que não são realizados aos finais de semana.
Tanto em nos 27 dias corridas de abril quanto no acumulado do ano, o Volkswagen Voyage é o terceiro colocado – com 2.845 e 11.914 emplacamentos, respectivamente.
De 1º a 27 de abril, o quarto lugar é do Ford Ka+ (2.740 unidades vendidas). O Toyota Etios Sedan fecha a lista dos cinco mais emplacados (2.450).
Já no acumulado do ano, é o Honda Civic o dono do posto de quarto sedã mais vendido no País, com 9.702 unidades emplacadas. Em quinto lugar aparece o Etios Sedan, com 9.537 emplacamentos.
Audi A5/S5 Sportback
O segmento de sedã se renovou bastante em 2016, mas ainda há algumas novidades para chegar às ruas em 2017. Confira algumas delas aí! A nova geração do Audi A5 e sua versão apimentada S5 chegam este ano ao País. O modelo foi mostrado durante o Salão do Automóvel de SP, em novembro do ano passado. Na variante S5 (imagem), o motor é um V6 3.0 de 360 cv. Para o A5 deve ser o mesmo 2.0 turbo do A4 de 190 cv e 252 cv
Audi S8 Plus
O Audi S8 é a versão esportiva do sedã de luxo da marca de Ingolstadt, na S8 Plus há um acréscimo de potência no V8 4.0 biturbo, chegando aos 605 cv - são 85 cv a mais que o S8 "normal". Ele conta com uma função Overboost que aumenta o torque temporariamente de 71,3 mkgf para 76,4 mkgf.
Audi RS7 Performance
Assim como o S8 Plus, o RS7 Performance é uma versão com potência extra do RS7. No caso, o motor V8 4.0 biturbo que agora também tem 605 cv teve um aumento de 45 cv "apenas". A função Overboost faz a mesmo aumento de torque temporário quando se está usando o modo de condução Dynamic
BMW Série 5
Rival do Audi S6 e do Mercedes-Benz Classe E, a nova geração do Série 5 é uma das novidades que chegam ao País este ano. O modelo tem porta-malas de 530 litros, novas tecnologias semi-autônomas e sistema de resposta a gestos, como para aumentar ou baixar o volume no Série 7. Os faróis são de LED e os motores turbo, quatro ou seis cilindros, geram de 252 cv a 340 cv
Kia Cerato
O Kia Cerato reestilizado chega às lojas no segundo semestre, agora vindo do México e não mais da Coreia do Sul. O modelo, que briga com os médios, apesar das dimensões menores, ganhou faróis maiores, para-choques renovados e lanternas diferentes. Por dentro, uma nova central multimídia. O motor 1.6 de até 128 cv com etanol será mantido no Brasil
Mercedes-Benz E43 AMG
Mostrada no Salão do Automóvel de SP, em novembro, a versão intermediária do Classe E chega ainda este semestre às lojas. Acima do E normal e abaixo do E63 AMG, que é o topo do esportivo, o E43 AMG conta com um motor V6 3.0 biturbo de 401 cv, associado a tração integral e câmbio automático de nove marchas, além de ajuste mais esportivo na suspensão a ar. O preço é de R$ 499.900
Mercedes-Maybach S500
O Mercedes-Maybach virá apenas por encomenda e é o modelo mais luxuoso da marca alemã. Baseado no Classe S, eleva os padrões de luxo e personalização encontrados no sedã de topo. Seu motor é um V8 4.6 biturbo de 455 cv de 71,3 mkgf. Com entre-eixos mais longo, tem bancos que se assemelham a poltronas da classe executiva de um avião e o preço sugerido é de R$ 1.192.900
Porsche Panamera
A segunda geração do Porsche Panamera surgiu no Brasil durante o Salão do Automóvel, em novembro do ano passado. Ele terá as versões 4S com motor V6 2.9 biturbo de 440 cv por R$ 748 mil e a Turbo com um propulsor V8 4.0 de 550 cv que sai por R$ 981 mil. As vendas iniciam ainda neste semestre
Toyota Corolla
Depois das novas gerações de Chevrolet Cruze e Honda Civic, o Toyota Corolla deve ganhar algumas melhorias junto com a reestilização da 11ª geração. Além do visual novo, que mudou os grafismos das lanternas, os para-choques e colocou LEDs diurnos nos faróis, como no Mirai, o três volumes deve receber controle de estabilidade, alerta de saída da faixa de rodagem, sistema de pré-colisão - que pré-tensiona os cintos e inicia a frenagem, entre outros.
Toyota Camry
Outra novidade da Toyota deve ser a nova geração do sedã grande da marca, o Camry. O modelo foi apresentado durante o Salão de Detroit, nos Estados Unidos. A oitava geração é a de traços mais esportivos que o carro já teve. Os motores são o 2.5 quatro cilindros ou o V6 3.5, ambos associados a um câmbio automático de oito marchas. Entre as tecnologias há controle de cruzeiro adaptativo, detecção de pedestres e dez air bags
Volvo S90
O sedã de topo da marca sueca usa a mesma plataforma do SUV de topo, o XC90. Assim, podemos esperar que o modelo venha equipado com o motor 2.0 com turbo e supercharged que entrega 320 cv na versão T6 e o mesmo motor associado a um elétrico, na versão T8, de 407 cv e tecnologias semi-autônomas, que permitem deixar o comando do veículo por até 10 segundos e em velocidades de até 130 km/h (antes eram apenas 50 km/h)