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Corolla tem nota máxima em teste de colisão; HB20 decepciona
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Corolla tem nota máxima em teste de colisão; HB20 decepciona

LatinNCAP avaliou segurança de Corolla, HB20, Logan e Sandero em testes de batida

Redação

11 de dez, 2019 · 5 minutos de leitura.

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COROLLA
Crédito:LATINNCAP/DIVULGAÇÃO

O órgão não governamental LatinNCAP avaliou uma ‘batelada’ de veículos nacionais de uma vez no seu mais recente teste. Toyota Corolla, Hyundai HB20 e a família Renault Sandero, com Logan e Stepway também.

O sedã médio Corolla conseguiu a pontuação máxima. São cinco estrelas na proteção para adultos e também para crianças no banco traseiro usando dispositivo de segurança. Todas as versões do Corolla têm sete air bags e controles de tração e estabilidade.

Além disso, ele recebeu distinção extra ‘Advanced Awards’ por oferecer, como opcional, a frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres. Esse sistema está oferecido nas versões de topo Altis e Altis Hybrid.

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LatinNCAP/DIVULGAÇÃO

Novo HB20 decepcionou

O Hyundai HB20 hatch também foi avaliado e, nos testes de colisão, conseguiu quatro estrelas para os ocupantes da frente e três estrelas para crianças no banco traseiro. De série, ele tem só dois air bags frontais e o controle de tração e estabilidade é opcional.

Segundo o LatinNCAP, a proteção do dummy de três anos no banco traseiro não foi perfeita porque houve descolamento da cabeça para a frente. O dispositivo não estava bem ancorado. A Hyundai afirma que está trabalhando nisso. A sinalização da fixação do ISOFIX não atende aos requisitos e o air bag do passageiro não pode ser desligado caso seja necessário carregar um terceiro dispositivo com criança no banco dianteiro.




Sandero brasileiro e colombiano têm diferenças

No teste do LatinNCAP da linha Sandero e seus derivados foram realizadas duas avaliações. Na primeira, a proteção para adultos ficou com uma estrela no banco dianteiro e quatro para crianças no banco traseiro.

Nesse teste também foi constatado diferença entre o tamanho das bolsas de air bag que equipam os carros produzidos na Colômbia e os produzidos no Mercosul. Os exemplares colombianos tinham bolsas de 22 litros, que representam maior área de cobertura e de proteção, enquanto os outros eram de 18 litros.


Após o teste, a Renault alterou o sistema de distribuição de air bags e instalou um dispositivo de absorção de energia para a pelve, que também afasta o corpo do impacto com a porta.

No segundo teste com os modelos, nas avaliações de impacto lateral e impacto lateral de poste a proteção melhorou no impacto no peito. Mas continua fraca para o impacto lateral nos ocupantes (subiu de pobre para fraca na categorização do LatinNCAP). Com isso, Sandero, Logan e Stepway passaram de uma para três estrelas na proteção para adultos.

Ambas as alterações foram atualizadas na produção para todos os Sandero, Logan, Stepway desde o chassi 93Y5SRZ85LJ319432 (data 10/12/19) para as unidades produzidas no Brasil; 8A14SRYE5LL345154 (data 03/12/19) para as unidades produzidas na Argentina, e 9FB4SR0EGLM157526 (18/07/2019) para as unidades produzidas na Colômbia.


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LATINNCAP/DIVULGAÇÃO
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