
A Toyota divulgou um vídeo que antecipa a exibição de uma de suas novidades no Salão do Automóvel de São Paulo, evento que ocorre entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro.
Nas imagens, um Toyota Corolla elaborado para as competições pinta um círculo vermelho, como o da bandeira do Japão, usando os próprios pneus.
A única mensagem que a fabricante passa ao final da produção é: “O melhor da tecnologia japonesa no Brasil”. O Toyota Corolla de nova geração é responsável por 25% das vendas do segmento dos sedãs médios, registrando 43.247 unidades vendidas de acordo com o ranking da Fenabrave, federação que reúne associações de concessionárias. Seu principal rival, o Honda Civic, detém 24% de participação com 40.449 modelos comercializados.
O eleito entre os sedãs médios pelo Jornal do Carro, o Corolla concentra suas virtudes no imbatível equilíbrio entre oferta de produto e a expectativa de seu público-alvo. Tanto que mesmo a nova geração manteve muito da anterior, prova de que, para a Toyota, “em time que está ganhando não se mexe”. Os motores continuaram os mesmos, mas o câmbio passou a ser um ótimo CVT, ainda que isso tenha deixado o três-volumes ainda mais comportado que antes.
Mas é ele que melhor traduz o que um sedã médio deve oferecer. O Corolla é confortável, silencioso, espaçoso e, quando exigido, até consegue animar o motorista – mas com bastante parcimônia. A suspensão relativamente macia isola bem o interior do asfalto ruim das cidades e garante um rodar mais refinado que o do rival Honda Civic, por exemplo.
Com preços entre R$ 67.810 e R$ 93.730, o Toyota vai da simplicidade da versão GLi até o conjunto mais recheado da Altis, de topo. A básica tem motor 1.8 de 144 cv e é a única que pode vir com um câmbio manual de seis marchas. Já as opções XEi e Altis trazem o 2.0 de 153 cv e vêm apenas com CVT. A mais que na GLi, há sistema multimídia com GPS e tela sensível ao toque e bancos de couro. Só a Altis tem chave presencial, banco do motorista elétrico e air bags do tipo cortina em adição aos cinco de série.