José Antonio Leme

07/04/2020 - 7 minutos de leitura. Atualizado: 13/10/2020 | 13:14

Coronavírus: cuidados com o carro enquanto ele fica parado

Carro parado também exige cuidados durante o período de isolamento social para evitar exposição ao coronavírus

coronavírus
Crédito: PIXABAY
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Em tempos de isolamento social, onde o uso dos veículos tem sido reduzido para evitar a exposição ao coronavírus e reduzir a chance de ser infectado pela covid-19, é bom relembrar quais são alguns dos cuidados especiais que o carro parado exige de seu proprietário.

Como as mãos, volante, painel, comandos de farol, seta e alavancas, entre outras partes que são normalmente tocadas do veículo, devem ser higienizadas a cada saída com um pano e uma solução de água e sabão ou álcool 70% líquido, não em gel. É importante não esquecer da central multimídia também.



Bateria

Item essencial para garantir que o carro dê partida quando precisar, a bateria continua a ser consumida mesmo com o carro parado. Alarme e outros sistemas exigem dela e fazem com que ela possa descarregar. Se o carro não for ser utilizado, a dica é desconectar um dos polos, isso garante maior durabilidade do componente.

Para quem for precisar do carro casualmente, a BMW indica mantê-lo ligado, ao menos uma vez por semana, por 20 minutos. Além de ajudar a bateria, garante que os fluidos circulem por todo o motor, ele chegue a temperatura ideal de funcionamento e os pistões sejam lubrificados da maneira correta.

No caso de carros elétricos ou híbridos, a indicação é não deixá-los parados por mais de três meses com uma carga inferior a 50% da bateria. Se possível, o ideal é manter o veículo próximo a um ponto de recarga ou onde o carregador portátil possa ser ligado.

coronavírus
THIAGO LASCO/ESTADÃO

Pneus

Pneus devem ser calibrados uma vez por semana. Em casa, a não ser que tenha um compressor, não é viável fazê-lo. Garantir que os pneus estejam com a pressão correta evita deformação dos componentes e perda das propriedades do pneus. A dica é colocar a pressão máxima, para carro cheio (ocupantes + malas). Assim, mesmo que haja perda, ele vai manter dentro do ideal.

Se não for possível calibrá-los em casa, quando sair para ir ao mercado ou farmácia, se houver a possibilidade, faça a calibragem. Lembrando sempre de higienizar as mãos com água e sabão após e álcool gel, afinal outras pessoas tiveram e terão contato com o calibrador.

Pintura

Se sua garagem não é fechada ou subterrânea, a pintura também requer cuidados. O ideal é lavar o carro, para retirar detritos, sujeiras, insetos e até dejetos de aves, que contém muito ácido, e podem danificar a pintura se ficarem em contato com a carroceria por longos períodos. Após a lavagem, o indicado é cobrir o carro com uma capa, que além desses itens citados acima, protege a pintura da incidência do sol também.

Combustível

O nível do combustível em um carro que vai ficar estacionado também deve ser analisado. O ideal é que o carro esteja com pelo menos meio tanque. Estacionar o carro na reserva pode levar, na próxima partida, a que o sistema puxe impurezas do combustível que estão no fundo do tanque para dentro do motor. Também é preciso garantir que o combustível que você abastece seja de boa procedência para evitar danos maiores ao conjunto.

Bancos

Aproveitando para higienizar o interior do veículo contra o coronavírus, a Hyundai indica o uso de água e sabão. Tanto para bancos de tecido como os de couro. A mistura de água e sabão, em ambos os casos deve ser “leve”, para não criar espuma. A espuma pode deixar os bancos úmidos por mais tempo e colaborar para o desenvolvimento de fungos. No caso dos bancos de couro, devem ser hidratados após a limpeza, mesmo os sintéticos, para evitar rachaduras.

Filtros, palhetas e lâmpadas

O tempo livre pode servir também para reparos menores. Filtros de ar, palhetas do limpador e lâmpadas podem ser trocados em casa. O filtro da cabine também pode ser mudado e geralmente o acesso fica atrás do painel pelo lado do passageiro. Claro, isso só vale se você já estava com esses itens em casa e não para quem precisará sair atrás deles.

coronavírus
THIAGO LASCO/ESTADÃO

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais