Você está lendo...
Coronavírus tem causado diversos cancelamentos de lançamentos
Notícias

Coronavírus tem causado diversos cancelamentos de lançamentos

Por causa da pandemia do coronavírus, as empresas estão cancelando ou adiando lançamentos, com prejuízo para suas estratégias de comunicação

Hairton Ponciano Voz

16 de mar, 2020 · 9 minutos de leitura.

Publicidade

coronavírus
Porsche 911 Turbo teve lançamento cancelado por avanço do coronavírus
Crédito:Porsche/Divulgação
coronavírus

A Porsche cancelou esta semana o lançamento mundial do novo 911 Turbo S, que seria realizado no fim do mês, nos Estados Unidos. O motivo foi a proibição de entrada de europeus em território norte-americano. A medida foi anunciada na semana passada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, numa tentativa de impedir ainda mais a propagação do novo coronavírus no país.

A Porsche é uma marca alemã, e a Alemanha é um dos países mais afetados pelo coronavírus no mundo. E um lançamento desse porte atrairia não apenas alemães. Eram esperadas também pessoas de diversas partes do globo.

A atitude tomada pela Porsche não foi um caso isolado. Diversas empresas têm cancelado, adiado ou mudado planos de lançamentos, para evitar aglomeração de pessoas em um mesmo local e deslocamentos em viagens de avião.

Publicidade


Curiosamente, o esportivo da Porsche seria apresentado no Salão de Genebra, no início do mês, mas a feira Suíça acabou sendo cancelada também pelo coronavírus.

A Ford também iria realizar o lançamento mundial do novo SUV Bronco nos Estados Unidos, mas acabou cancelando, pelos mesmos motivos. O modelo seria apresentado pela primeira vez ao público em abril, durante o Salão de Nova York, mas, a exemplo da exposição de Genebra, a mostra dos EUA também foi cancelada. A organização divulgou que a feira foi adiada para o final de agosto.

Além de cancelamentos mundiais, a pandemia tem alterado profundamente as estratégias das empresas no Brasil. A Ford iria lançar hoje uma nova versão da Ranger, a Storm, mas adiou o evento inicialmente para a semana que vem.


Chevrolet muda agenda do Tracker

Já a Chevrolet, que havia programado uma agenda de dois dias para o lançamento do novo Tracker, esta semana, reduziu o evento para apenas um dia. A Chevrolet deposita muitas esperanças em seu novo SUV, tanto que planeja produzi-lo no Brasil e na Argentina, simultaneamente.

Outro modelo de importância fundamental que teve de passar por correção de rota na programação de lançamento foi a Fiat Strada. A picape mais vendida do País está passando pela alteração mais importante em 22 anos de existência.

A empresa sediada em Betim chegou a cogitar fazer o evento de lançamento do modelo no badalado balneário de Punta del Este, no Uruguai. Mas a súbita elevação da cotação do dólar (causada pelas incertezas provocadas pela pandemia) fez com que a estratégia fosse revista. Com isso, a picape deverá ser lançada no mês que vem em Minas Gerais, estado onde se localiza a fábrica do modelo.


Lançamento da Amarok V6 também foi cancelado

A Volkswagen havia programado para hoje e amanhã a apresentação da picape Amarok V6 mais potente. O evento seria realizado em Buenos Aires, onde o modelo é fabricado. A potência do motor turbodiesel foi de 225 para 258 cv. Mas o lançamento foi cancelado.

A Volvo também promoveu alterações em sua programação de eventos. A empresa iria realizar na próxima sexta-feira, dia 20, em São Paulo, um encontro denominado "Volvo Recharge Experience", para divulgar as funcionalidades de seus modelos híbridos. Mas, na sexta-feira passada, dia 13, a marca enviou um comunicado avisando sobre o cancelamento do programa. Tudo por causa da propagação do coronavírus.

Coronavírus atinge veículos comerciais

Também na sexta-feira 13, a Iveco divulgou um comunicado cancelando o lançamento do furgão Daily. O evento seria realizado hoje a amanhã em Brasília. No texto, a empresa acrescenta que "em um momento oportuno" entrará em contato.


Além disso, houve adiamento também da Intermodal. Trata-se da maior feira de transportes e logística da América Latina. Ela seria realizada esta semana (de amanhã até quinta-feira) no São Paulo Expo. O mesmo espaço que sediaria o Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. O evento paulistano também foi cancelado.

Por causa do vírus, a organização decidiu adiar o evento para a segunda quinzena de julho. A exposição teria cerca de 450 empresas do setor de transportes. Entre as quais algumas gigantes como DHL, Maersk e Hamburg Süd.

Os organizadores estimavam a presença de 38 mil visitantes nos três dias de evento.


Itália tem produção de carros praticamente parada

No Brasil, ao menos até sexta-feira, as principais montadoras informaram que a produção de automóveis estava sendo feita normalmente, e que não havia desabastecimento de peças.

Bem diferente desta situação, na Itália a produção de carros encontra-se praticamente paralisada. As quatro fábricas do Grupo FCA espalhadas pelo país interromperam as atividades na quarta-feira passada.

A Lamborghini suspendeu a produção de seus carros esportivos por duas semanas, enquanto a concorrente Ferrari anunciou que reduziu o funcionamento de suas plantas (Maranello e Modena) "ao mínimo".


Na Itália, as pessoas não devem sair de casa a não ser para atividades essenciais. As medidas são para frear o avanço do coronavírus. Por causa disso, a previsão é a de que as vendas de veículos deve cair muito.

Segundo o site Automotive News, em março, até o dia 12, foram vendidos no país cerca de 26 mil veículos. Foram 32.700 unidades no mesmo período do ano passado. Mas a queda deve se intensificar a partir de agora, já que poucas pessoas estão autorizadas a comprar um carro novo.

Isso ocorre porque a circulação pelas ruas só deve ser feita em "situazioni di necessità", ou situação de necessidade. Como comprar carro não se enquadra nessa descrição, é esperada uma grande queda nas vendas.


Ainda de acordo com o Automotive News, pela primeira vez em 55 anos a grande rede de automóveis Autotorino fechou as portas temporariamente, na semana passada. Após a decisão da empresa, que tem 1.700 funcionários, outros grandes grupos de revendedores de carros que atuam no país seguiram o mesmo caminho.

Deixe sua opinião