
Uma equipe composta por quatro estudantes de física da Universidade de Leicester, no Reino Unido, confirmou que é possível pilotar um carro de corrida em uma pista circular com inclinação de 90 graus em relação ao solo. O resultado foi comprovado e publicado em uma revista científica com a assinatura dos orientadores do projeto.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Saiba por que o som da F1 não empolga
De acordo com a pesquisa, um carro a velocidade de 240 km/h teria aderência garantida em uma pista circular inclinada a 90º em relação ao solo. Tal fato é possível porque a força da gravidade atua em menor escala que as forças friccionais, mantendo o carro na trajetória. Vale lembrar que há também a ajuda da força centrípeta.
Para chegar aos cálculos os estudantes usaram “virtualmente” dois modelos: um Penske-Reynard-Honda e um Audi TT. Os resultados mostram que o monoposto de 700 kg poderia participar tranquilamente desta corrida, já o TT, com mais de uma tonelada, não teria condições.
Porém é muito difícil que o projeto saia das páginas da revista. Para construir uma pista circular nas proporções exigidas seria necessário um alto investimento. Outro empecilho está no fato que a gravidade agiria de forma brusca em caso de acidentes.