Karina Craveiro
Ao lançar a segunda geração do Fusion Hybrid, a Ford destacou não apenas seu design e os vários itens de série, mas também o título de carro mais econômico do Brasil. O reconhecimento foi dado pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular 2013, realizado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Com o status, o Fusion trouxe de volta a questão do consumo de combustível.
É possível checar a eficiência de boa parte dos modelos que circulam no Brasil pelo site do Inmetro (https://pbeveicular.petrobras.com.br/TabelaConsumo.aspx).
Com adesão ainda voluntária, o programa já está em sua quinta edição e quase 70% do volume de carros produzidos no País chega às lojas com a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) afixada em seus vidros – ao todo são 38 marcas e 438 versões participantes. No adesivo, há informações como a autonomia em km/l na cidade e estrada e o nível de emissões de CO².
DE OLHO NO CONSUMO
O diretor de Qualidade do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), Alfredo Lobo, explica que o objetivo é estimular o consumidor a procurar a etiqueta para comparar veículos de uma mesma categoria. “Tudo para que haja uma decisão de compra consciente”, diz.
“Recebemos reclamações de gente questionando por que algumas marcas não participam do programa”, conta o analista do Inmetro e um dos responsáveis pelo PBE, Alexandre Novgorodcev.
Se o consumidor começa a se interessar pela eficiência do veículo, é preciso que as montadora façam investimentos para garantir a produção de modelos cada vez mais “verdes”. “Houve uma melhora de 5% na média de consumo dos subcompactos e de 1% no caso dos compactos em relação ao ciclo 2012”, diz Lobo.
AVALIAÇÃO
Assim como ocorre com refrigeradores, lâmpadas, fogões e aparelhos de ar-condicionado, o Inmetro classifica os veículos com notas que vão de “A” (mais eficiente) a “E” (menos eficiente). Os carros são separados por categoria: subcompactos, compactos, médios, grandes, comercial e fora de estrada, utilitário, minivan, comercial e carga/derivado.
De acordo com dados aferidos neste ano, veículos com motores 1.0 a combustão, classificados pela entidade como “subcompactos”, são os mais econômicos do mercado, tanto no ciclo urbano quanto no rodoviário. Renault Clio, Fiat Mille, Smart fortwo e Nissan March estão no topo do ranking da eficiência energética.
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