O primeiro Mini brasileiro começará a chegar às concessionárias no último trimestre deste ano. Trata-se do Countryman, que será produzido na fábrica da BMW, proprietária da marca inglesa, em Araquari (SC), onde já são feitos o Série 3 e o X1, ambos com emblema da montadora alemã.
A má notícia é que não haverá mudança no patamar de preço. Atualmente, o Countryman custa entre R$ 129.950 e R$ 149.950. Poderá haver variação por causa da cotação do dólar, bem como da possível mudança de geração.
De acordo com o diretor geral da Mini Brasil, Julian Mallea, mesmo sem recolher os 35% de imposto de importação, o carro não terá redução de preço porque será inicialmente produzido em CKD, algo permitido pelo regime automotivo Inovar-Auto para que o veículo fique livre dos 30 pontos porcentuais extras de IPI destinados a importados. “As peças chegam prontas e também recolhem imposto (de importação)”, afirma.
No decorrer dos anos, conforme o Inovar, o índice de nacionalização tem de aumentar. Ainda assim, Mallea não garante que, com mais peças nacionais, o preço do carro vai diminuir. “Para o consumidor, a vantagem é menor espera para receber o produto, bem como a maior oferta de peças em estoque”, explica.
OUTROS LANÇAMENTOS
Na semana que vem, chega às concessionárias a versão de quatro portas do modelo que a marca chama de Hatch. Haverá duas versões de motor e três de equipamentos. O Mini Cooper Hatch 5 portas (a marca nomeia o carro assim porque também conta o porta-malas como uma porta) custa R$ 105.950 e traz propulsor 1.5 de 136 cv.
Já o Mini Cooper S Hatch 5 portas sai por R$ 122.500 na versão mais simples e R$ 139.950 na Top, que inclui, entre outros diferenciais, tela de 8,8″ sensível ao toque.
Também no segundo semestre, mas antes do Countryman nacional, será lançado no Brasil a versão John Cooper Works do Hatch. O modelo, com carroceria de duas portas e preparação esportiva, tem motor de 231 cv.
ATUALIZADA ÀS 15H15 DE 13/03/2015