O Hyundai Creta, lançado no início deste ano, conseguiu um inédito primeiro lugar no ranking de vendas de utilitários-esportivos (SUVs). O resultado foi obtido na primeira quinzena de agosto.
No período, o Creta registrou 1.896 emplacamentos. Com isso, ficou à frente do HR-V, segundo colocado.
O modelo da Honda teve 1.776 unidades vendidas na primeira quinzena. Ele é acompanhado de perto pelo Jeep Compass, único SUV médio a aparecer na lista dos dez mais vendidos.
Líder no mês passado, o Compass desta vez ficou na terceira colocação. Ele teve 1.716 exemplares emplacados.
SUVS: BRIGA ESTÁ FICANDO MAIS ACIRRADA
Outro modelo que está firme na briga é o Renegade. O modelo de entrada da Jeep obteve, na primeira quinzena, 1.664 emplacamentos. Com isso, foi o quarto colocado.
O Kicks também está firme na briga. Agora feito no Brasil e com versão de cerca de R$ 70 mil, ele foi o quinto colocado.
Na primeira quinzena, a Nissan vendeu 1.542 unidades do Kicks.
MODELOS DISTANTES DO TOPO
O EcoSport está começando a ser vendido em versão reestilizada neste mês. Com isso, a tendência é que registre uma leve queda nas vendas, antes de os emplacamentos do novo modelo começarem de fato.
Ainda assim, o Ford foi o sexto SUV mais vendido na primeira quinzena. No entanto, teve apenas 885 unidades emplacadas, bem atrás dos modelos do “top 5”.
O sétimo mais vendido foi o WR-V. O aventureiro da Honda, que é classificado pelo Inmetro como SUV, obteve 837 exemplares comercializadas.
A oitava posição foi ocupada pelo Tracker. O carro da Chevrolet, importado do México, somou 577 emplacamentos.
O nono lugar é do Renault Duster, cujas vendas totalizaram 530 unidades. O Captur, que fechou o “top 10”, teve 520 exemplares comercializadas.
RECORDE: CINCO SUVS NO TOP 20
Na primeira quinzena de agosto, os SUVs conseguiram um resultado inédito. Cinco modelos do segmento ficaram entre os 20 mais vendidos do Brasil.
O Creta foi o 13º, enquanto o HR-V ficou na 15ª posição. O Compass ocupou o 16º lugar o o Renegade, o 18º. O Kicks foi o 20º carro mais vendido do País.
VEJA TAMBÉM: CARROS QUE SÓ O INMETRO ACHA QUE SÃO SUVS
Banalização
No PEB, programa de etiquetagem veicular feito pelo Inmetro, os veículos são separados por categorias. Na lista de utilitários-esportivos (SUVs) compactos, há diversas surpresas: estão lá diversos hatches, monovolumes, peruas... Vários listados como SUVs não poderiam jamais ser considerados utilitários. Porém, conforme o Inmetro, para ser um SUV o carro tem de cumprir dois, de quatro requisitos: vão livre do solo mínimo de 20 cm, ângulo de entrada a partir de 23° e de saída a partir de 20° e ângulo de transposição de rampa mínimo de 10°. Com isso, qualquer carro com suspensão elevada pode ser chamado de utilitário, o que acaba gerando uma tremenda distorção. Não é à toa que o slogan do hatch Kwid é "O compacto dos SUVs". A propósito, ele só não está nesta reportagem pois ainda não foi listado no PEB. Veja quais são os carros que só o Inmetro (e talvez suas próprias fabricantes) considera SUVs.
Fiat Uno Way
Sério isso, Inmetro? O Uno é SUV?
Uno Way
A Way é a versão com suspensão elevada do HATCH COMPACTO Uno.
Citroën Aicross
Um estepe na tampa traseira não é capaz de transformar um C3 Picasso em um SUV. Não mesmo.
Citroën Aircross
Talvez, este modelo pudesse ser considerado um crossover, por trazer características de dois tipos de modelo, hatch e monovolume.
Renault Sandero Stepway
Não, Inmetro. Ele não é SUV. É só o HATCH COMPACTO Sandero com suspensão elevada.
Fiat Weekend Adventure
É só olhar para saber que este carro não é um SUV, e sim uma PERUA
Honda WR-V
O Fit já teve uma versão "aventureira". Quem se lembra do Fit Twisty?
Honda WR-V
Em vez de lançar o novo Fit Twisty, a Honda resolveu chamá-lo de WR-V, e "vender" a ideia de que ele é SUV. Não é. É um HATCH COMPACTO com características de MONOVOLUME e suspensão elevada. Ah, de acordo com a Honda, ele tem a suspensão traseira do SUV HR-V. Isso, porém, não faz dele um utilitário.
Hyundai HB20X
Se o WR-V pode ser SUV, o HB20X também pode. A verdade é que nenhum dos dois é. O Hyundai é um HATCH COMPACTO com suspensão elevada.
Volkswagen CrossFox
Este é um dos pioneiros da turma dos pseudo-aventureiros
Volkswagen CrossFox
Na cola do sucesso do EcoSport, lá em meados da década passada, a VW levantou a suspensão do Fox e colocou um estepe na tampa traseira. Justiça seja feita: a fabricante nunca chamou o carro de SUV. O Inmetro, porém, diz que é.
Ford Ka Trail
Quem em sã consciência é capaz de comprar um Ka Trail acreditando estar levando para casa um SUV. O Ka é HATCH COMPACTO.