Morre Lee Iacocca, criador do Ford Mustang e ‘salvador’ da Chrysler

Lee Iacocca era um dos executivos mais respeitados do mundo e criou modelos icônicos em Ford e Chrysler

iacocca
Iacocca também foi presidente da Chrysler nos anos 80 Crédito: Foto: Eddie Hausner/The New York Times

O famoso executivo do mundo dos automóveis Lee Iacocca faleceu na madrugada desta quarta-feira em sua casa na Califórnia. Iacocca, que tinha 94 anos, foi responsável por vários projetos importantes, sendo o primeiro Ford Mustang sua principal criação, ainda nos anos 60.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

O Mustang fez tanto sucesso que deu origem a uma nova categoria de carros, os “pony cars”. As rivais Chrysler e Chevrolet não demoraram a lançar concorrentes ao Mustang que também fizeram história.

Com o sucesso do Mustang, Iacocca também fez parte do desastroso projeto do Ford Pinto. O modelo ficou conhecido por pegar fogo facilmente após batidas na traseira do carro. A culpa era de uma peça do tanque, que se soltava com facilidade mesmo após uma colisão leve.

iacocca
Ford/Divulgação

Em meados dos anos 70, o executivo foi para a Chrysler, onde foi CEO nos anos 80. Ele capitaneou projetos como o da minvan, que havia sido rejeitado pela Ford. Em 1984, a Chrysler lançou as Dodge Caravan e Plymouth Voyager, que revolucionaram o mercado.

Iacocca salvou a Chrysler

Iacocca também esteve por trás do projeto K-car, que salvou milhões de dólares para a Chrysler e a ajudou a sair da crise dos anos 80. Graças ao executivo, a empresa conseguiu sair do buraco e pagar numerosos empréstimos ao governo americano.

Até mesmo a compra da AMC, que produzia os Jeep no fim dos anos 80 e da Lamborghini foram arquitetadas por Lee Iacocca. Um dos mais famosos executivos do mundo se aposentou em 1992 após ser a única pessoa a presidir duas das três maiores montadoras americanas, Ford e Chrysler.

FCA comenta morte

A FCA divulgou uma nota comentando a morte de Lee Iacocca. Segundo a empresa, o executivo teve papel histórico na recuperação da Chrysler em tempos de crise. A FCA confirma que Iacocca foi um dos grandes líderes da companhia e da indústria automotiva como um todo. Para a empresa, “seu legado é a resiliência e determinação que está em cada funcionário da FCA que se esforça diariamente para atingir os elevados padrões estabelecidos por Iacocca”.

Ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


Notícias relacionadas