Na linha 2020 do Fiat Cronos, a principal novidade é a versão 1.8 HGT. A opção com apelo esportivo é baseada no Cronos Sport, conceito mostrado no Salão do Automóvel, em novembro do ano passado. A nova configuração, posicionada no topo da gama, terá preço em torno de R$ 75 mil. As vendas começam nas próximas semanas.
O trem de força do Cronos 1.8 HGT é bem conhecido. O motor flexível de até 139 cv e o câmbio automático de seis marchas são os mesmos da versão Precision. Os diferenciais da nova opção são restritas ao visual.
Há vários elementos pintados de preto. É o caso do teto, grade dianteira, rodas (de liga leve de 17 polegadas) e do spoiler na tampa do porta-malas. A cabine tem acabamento semelhante à do “irmão” Argo HGT.
Bancos, volante e pomo do câmbio são revestidos de couro e têm detalhes vermelhos. As telas do painel de instrumentos e da central multimídia são de TFT colorido. Batizado de UConnect, o sistema de conectividade, aliás, é igual ao do Argo Trekking.
O Cronos 1.8 HGT vem bem recheado de série. Entre os itens de segurança há controles de tração, estabilidade e velocidade de cruzeiro, além de assistente de partida em rampas.
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Cronos patina em vendas
O Cronos está longe de ser um sucesso de vendas. No acumulado dos seis primeiros meses do ano, o Fiat ficou na oitava posição entre os sedãs compactos à venda no País. Foram vendidas cerca de 11 mil unidades.
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Para comparação, o líder Prisma teve quase 41 mil vendas no período. Depois do Chevrolet e antes do Fiat vêm: Ford Ka Sedan (22,9 mil), Volkswagen Virtus (22 mil), Hyundai HB20S (15,8 mil), Volkswagen Voyage (15,4 mil), Toyota Yaris (14,7 mil) e Renault Logan (12,7 mil).
Na nona posição aparece o Nissan Versa, com 10,1 mil unidades emplacadas. Completa a lista dos “dez mais” o Grand Siena. O “irmão” do Cronos teve 9,2 mil vendas no primeiro semestre.
Aposta no visual
No lançamento do Cronos à imprensa, em fevereiro de 2018, a grande aposta da Fiat no novo modelo chamou a atenção. Executivos da empresa disseram que a missão do sedã era “mudar a percepção que as pessoas têm da marca.”
O argumento faz sentido. A Fiat, que havia tempo só oferecia modelos envelhecidos, passou a investir fortemente no visual de seus carros. Tudo começou com a picape Toro, lançada em 2016. A chegada do Argo, no ano seguinte, evidenciou ainda mais essa estratégia.
A Fiat também informou no evento de lançamento que o Cronos seria um sedã compacto e funcional. A meta era agradar as famílias, mas sem ser “careta”. Nesse aspecto, os projetistas fizeram um bom trabalho.
As linhas do Cronos são harmoniosas e o porta-malas tem bons 525 litros de capacidade. Mesmo assim, a traseira é curta, o que deixa o modelo menos “careta”, como queria a marca.
O sedã utiliza a plataforma MP-S, a mesma do Argo, com 36 cm a mais no comprimento. O Cronos mede 4,36 metros. São 2,52 m de distância entre os eixos.
No banco traseiro, dois adultos e uma criança viajam com conforto. Há bom espaço para a cabeça e as pernas. Além de ser amplo, o compartimento de bagagem tem fácil acesso. O mérito é da entrada grande e da tampa com 97° de ângulo de abertura.
A suspensão é do tipo McPherson na frente e semi-independente com barras estabilizadoras atrás. O maior pênalti do Cronos é a posição de dirigir. Mesmo com o ajuste do banco no nível mais baixo, o motorista fica muito elevado. Isso pode não agradar a todos.