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Cronos 1.8 HGT chega ao País nas próximas semanas
Lançamentos

Cronos 1.8 HGT chega ao País nas próximas semanas

Preço do sedã com visual esportivo inspirado no conceito Sport será de cerca de R$ 75 mil

Tião Oliveira

31 de jul, 2019 · 6 minutos de leitura.

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Cronos Sport
Cronos HGT será baseado em protótipo Sport
Crédito:Fiat/Divulgação

Na linha 2020 do Fiat Cronos, a principal novidade é a versão 1.8 HGT. A opção com apelo esportivo é baseada no Cronos Sport, conceito mostrado no Salão do Automóvel, em novembro do ano passado. A nova configuração, posicionada no topo da gama, terá preço em torno de R$ 75 mil. As vendas começam nas próximas semanas.

O trem de força do Cronos 1.8 HGT é bem conhecido. O motor flexível de até 139 cv e o câmbio automático de seis marchas são os mesmos da versão Precision. Os diferenciais da nova opção são restritas ao visual.

Há vários elementos pintados de preto. É o caso do teto, grade dianteira, rodas (de liga leve de 17 polegadas) e do spoiler na tampa do porta-malas. A cabine tem acabamento semelhante à do “irmão” Argo HGT.

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Bancos, volante e pomo do câmbio são revestidos de couro e têm detalhes vermelhos. As telas do painel de instrumentos e da central multimídia são de TFT colorido. Batizado de UConnect, o sistema de conectividade, aliás, é igual ao do Argo Trekking.

O Cronos 1.8 HGT vem bem recheado de série. Entre os itens de segurança há controles de tração, estabilidade e velocidade de cruzeiro, além de assistente de partida em rampas.

 


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Cronos patina em vendas

O Cronos está longe de ser um sucesso de vendas. No acumulado dos seis primeiros meses do ano, o Fiat ficou na oitava posição entre os sedãs compactos à venda no País. Foram vendidas cerca de 11 mil unidades.

 

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Para comparação, o líder Prisma teve quase 41 mil vendas no período. Depois do Chevrolet e antes do Fiat vêm: Ford Ka Sedan (22,9 mil), Volkswagen Virtus (22 mil), Hyundai HB20S (15,8 mil), Volkswagen Voyage (15,4 mil), Toyota Yaris (14,7 mil) e Renault Logan (12,7 mil).

Na nona posição aparece o Nissan Versa, com 10,1 mil unidades emplacadas. Completa a lista dos “dez mais” o Grand Siena. O “irmão” do Cronos teve 9,2 mil vendas no primeiro semestre.


Aposta no visual

No lançamento do Cronos à imprensa, em fevereiro de 2018, a grande aposta da Fiat no novo modelo chamou a atenção. Executivos da empresa disseram que a missão do sedã era “mudar a percepção que as pessoas têm da marca.”

O argumento faz sentido. A Fiat, que havia tempo só oferecia modelos envelhecidos, passou a investir fortemente no visual de seus carros. Tudo começou com a picape Toro, lançada em 2016. A chegada do Argo, no ano seguinte, evidenciou ainda mais essa estratégia.

A Fiat também informou no evento de lançamento que o Cronos seria um sedã compacto e funcional. A meta era agradar as famílias, mas sem ser “careta”. Nesse aspecto, os projetistas fizeram um bom trabalho.


Protótipo Cronos Sport
Fiat/Divulgação

 

As linhas do Cronos são harmoniosas e o porta-malas tem bons 525 litros de capacidade. Mesmo assim, a traseira é curta, o que deixa o modelo menos “careta”, como queria a marca.


O sedã utiliza a plataforma MP-S, a mesma do Argo, com 36 cm a mais no comprimento. O Cronos mede 4,36 metros. São 2,52 m de distância entre os eixos.

No banco traseiro, dois adultos e uma criança viajam com conforto. Há bom espaço para a cabeça e as pernas. Além de ser amplo, o compartimento de bagagem tem fácil acesso. O mérito é da entrada grande e da tampa com 97° de ângulo de abertura.

A suspensão é do tipo McPherson na frente e semi-independente com barras estabilizadoras atrás. O maior pênalti do Cronos é a posição de dirigir. Mesmo com o ajuste do banco no nível mais baixo, o motorista fica muito elevado. Isso pode não agradar a todos.


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