
A Volkswagen renovou o CrossFox, versão com apelo visual aventureiro do Fox, que também passou por atualização. Há pouca novidade no desenho, mas muitas inovações técnicas. Em contrapartida, a tabela de R$ 60.990 é alta e pode tirar a empolgação esperada do consumidor diante das melhorias apresentadas.
Entre elas estão o motor 1.6 16V flexível de até 120 cv e o câmbio manual de seis marchas. De série há air bag duplo, controle de tração, ar-condicionado, direção elétrica e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Equipado com todos os opcionais, como central multimídia com navegador GPS, controle de estabilidade, faróis auxiliares direcionais e teto solar, entre outros – como na versão avaliada -, o preço chega a R$ 73.362, quase o valor do requintado Golf 1.4 Comfortline, que parte de R$ 73.800.
O acabamento está mais caprichado. Entre as melhorias há o volante de couro herdado do Golf. O modelo traz ainda bom espaço para quatro adultos, mas não para suas malas, já que são apenas 280 litros de capacidade disponíveis no porta-malas do carro.
Para os motoristas altos, um dos problemas é que os joelhos batem no plástico do painel central, na altura dos comandos do ar-condicionado.
Em movimento
O CrossFox ficou mais esperto nas arrancadas, mais pelo câmbio de relações curtas nas primeiras marchas que pelo torque – que aumentou cerca de 1 mkgf ante o do antigo motor 1.6 8V, mas é entregue mais tarde, aos 4.000 rpm.
A sexta marcha deixa a vida a bordo mais agradável, pois reduz o giro e o ruído do motor em velocidades de cruzeiro. Mesmo com pneus mistos e suspensão elevada, o carro é bem acertado nas curvas.
A direção elétrica de respostas diretas se adequa bem à alta velocidade.
FICHA TÉCNICA
Preço sugerido: R$ 60.990
Motor: 1.598 cm³, 4 cil., 16V, flexível
Potência (cv): 120 a 5.750 rpm
Torque (mkgf): 16,8 a 4.000 rpm
Câmbio: Manual, 6 marchas
Porta-malas: 280 litros
PRÓS: INTERIOR. Revestimentos são de boa qualidade e peças plásticas, bem encaixadas.
CONTRAS: PREÇO. Valor é elevado para um compacto. Carro completo custa quase o mesmo que o Golf.