MILENE RIOS
Dusseldorf (Alemanha) – O Chevrolet Cruze, substituto do Vectra no Brasil, começa a ser vendido no mercado nacional esta semana. O sedã médio da marca será oferecido em duas versões, LT e LTZ, ambas equipadas com o novo motor 1.8 Ecotec flexível de até 144 cv de potência e 18,9 mkgf de torque a 3.800 rpm.
A configuração de entrada, com câmbio manual de seis velocidades, parte de R$ 67.900. Com transmissão automática também de seis marchas, a mesma opção sai a R$ 69.900 e chega a R$ 71.900 com acabamento interno de couro. Já a de topo, tem preço sugerido de R$ 78.900.
De série, as versões trazem quatro air bags, controle eletrônico de estabilidade (ESP), controle de tração (TCS), freios ABS com sistema de distribuição eletrônica de frenagem (EBD), rodas de alumínio de 17 polegadas, direção elétrica, ar-condicionado, controlador de velocidade e sistema de som com comandos no volante.
A LTZ acrescenta ao pacote revestimento em couro cinza na cabine, retrovisores externos com rebatimento elétrico, dois air bags do tipo cortina, sensor de estacionamento traseiro, partida por meio de botão, sistema multimídia e navegador GPS integrado com tela de 7 polegadas. Por fora, as maçanetas e a tampa traseira têm acabamento cromado.
No Brasil, além da tecnologia flexível, o Cruze conta com novo acerto da suspensão, que deixou o carro 5 mm mais alto. O sedã tem 4,60 m de comprimento – 1 mm a menos que seu antecessor-, é 6 mm mais largo (1,79 m) e leva 76 litros de bagagem a menos. A capacidade do porta-malas é de 450 litros.
A expectativa da fabricante é comercializar 3 mil unidades por mês do novo sedã, que ocuparia o segundo lugar do segmento. Este ano, a média de vendas mensais do Vectra foi de 1.132 unidades, volume que consolidou o modelo na quarta posição do ranking de vendas atrás de Toyota Corolla, Kia Cerato e Honda Civic, respectivamente.