Por causa do peso adicional de cerca de 200 kg acrescentados pela blindagem, guiar um modelo com a proteção tem suas peculiaridades. Isso porque há alteração na dinâmica de aceleração frenagem e a distribuição de peso, o que exige do motorista uma série de cuidados.
Em cursos voltados à direção para carros blindados, o condutor aprende a lidar com essas mudanças no comportamento do veículo – freando ou acelerando antes, por exemplo. Além disso, há lições sobre como identificar uma situação de risco e adquirir habilidade para sair dela.
Roberto Manzini, proprietário do centro de pilotagem que leva seu nome, explica quais são os pontos principais dos programas de direção voltados a motoristas de carros blindados. O condutor deve tomar medidas preventivas – identificar situações, pessoas e locais perigosos – e evasivas – quando uma ameaça, a exemplo de assaltos ou tentativa de sequestro, já está ocorrendo.
“Deixar espaço entre o carro da frente para uma ação evasiva e manter o veículo em movimento é muito importante”, diz Manzini. “A blindagem é para te proteger enquanto sai do ataque.” Por isso, deve-se fugir dele. No curso, há simulações de situações de risco. Ele aconselha que a pessoa utilize o próprio carro no curso, para entender como ele vai se comportar nas situações.