Uma pesquisa encomendada pela fabricante romena Dacia indicou que 84% dos moradores do Reino Unido não conseguem identificar símbolos básicos dos painéis de controle dos veículos. Ou seja: eles ficam confusos com o excesso de tecnologia.
A montadora deu início a uma “briga” contra a tecnologia considerada sem sentido, e irá dar prioridade para uma abordagem mais simples e que agrade os usuários.
“Na Dacia, nós não fazemos tecnologia sem sentido algum. Nós acreditamos em pesquisas que nos mostram em que ponto estamos. Nos orgulhamos de dar para nossos clientes aquilo que eles precisam”, disse a líder da fabricante no Reino Unido, Louise O’Sullivan.
Feita com aproximadamente 2 mil pessoas, a pesquisa mostrou que a maioria dos britânicos indicou que a tecnologia dos painéis é confusa. Além disso, 6% dos entrevistados afirmaram que já ficaram presos no trânsito por não saberem quais botões apertar no carro.
VEJA TAMBÉM: CARROS QUE SÓ EXISTEM NOS SITES DAS MONTADORAS
HONDA HR-V LX com câmbio manual
Difícil encontrar, entre o consumidor típico de um modelo familiar como o HR-V, quem não faça questão do conforto do câmbio automático. Mas existe uma variante da versão de entrada equipada com caixa manual. Bem... pelo menos no site da Honda.
VW FOX TRACK
A tendência do Fox é sair pelos fundos, à francesa, com a chegada do Polo. O primeiro passo da VW foi reduzir a oferta do hatch para apenas dois catálogos, Connect e Xtreme. Porém... a antiga versão Track, com motor 1.0 de três cilindros e 82 cv, continua dando as caras no configurador do site da marca.
RENAULT STEPWAY EASY-R
A titubeante caixa automatizada Easy-R não fez muito sucesso entre os consumidores da Renault. Se nas versões Dynamique de Logan e Sandero ela já era presença rara nas ruas, no aventureiro Stepway a configuração só existe mesmo para inglês ver.
NISSAN VERSA 1.0 CONFORTO
Às vezes as montadoras criam uma versão de entrada que nunca chega a existir de fato. Sua função é apenas prover um preço inicial mais baixo para o modelo, o que funciona como chamariz em propagandas. Vejamos o caso do Versa, por exemplo. Graças à pobrinha opção Conforto, que traz feiosas calotas e motor 1.0 de 77 cv, o três-volumes "parte de" R$ 48.490.
CHEVROLET TRACKER LT
A versão de entrada do Tracker tem o mesmo motor 1.4 turbo, mas, com alguns itens de série a menos, sua tabela é R$ 10.500 mais baixa, uma diferença considerável. Pena que seja tão difícil encontrar uma!
FORD FIESTA SEDAN 1.6 SEL MANUAL
Mais um exemplo de modelo em que a opção com câmbio manual está apenas cumprindo tabela. Os outros três catálogos são equipados com a polêmica caixa automatizada Powershift. Talvez seja por isso que o Fiesta sedã nunca decolou em vendas...
RENAULT DUSTER EXPRESSION
A versão Expression, única da gama com preço inicial abaixo de R$ 70 mil, tem rodas de ferro e a parte inferior dos para-choques é de plástico aparente. O resultado não é muito bonito (e quase nada presente na paisagem da cidade).
FIAT PUNTO
Com a chegada do Argo, o Fiat Punto saiu de linha, assim como as versões 1.4 e 1.6 do Palio. Mas, no site da Fiat, tudo permanece como antes, com o configurador mostrando as respectivas versões e preços desses dois modelos descontinuados.