O lançamento mais esperado da Dacia, subsidiária romena da Renault, finalmente aconteceu. A marca revelou o SUV Bigster, uma versão de 7 lugares do Duster, que inicialmente é destinado ao mercado europeu, mas pode vir parar no Brasil. O modelo, cujo propósito é servir a famílias grandes, tem no espaço interno seu trunfo.
O Bigster mede 4,57 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,71 m de altura, o que o torna cerca de 230 mm mais longo que o Duster, embora compartilhe a mesma largura. Ainda que o estilo desses SUVs mecanicamente relacionados é bem parecido, o Bigster se beneficia de um para-choque dianteiro redesenhado, uma distância entre-eixos estendida e um balanço traseiro mais longo, por exemplo. Para quem precisa de espaço para bagagem, há 667 litros de porta-malas.
Interior do Bigster remete ao novo Duster
Por dentro, o painel é herdado do Duster, contribuindo para a estratégia de corte de custos da Dacia. No entanto, ele se destaca com mais tecnologia e recursos de segurança. Uma central multimídia de 10,1 polegadas vem de fábrica em todos os acabamentos, enquanto o painel de instrumentos digital está disponível em opções de 7 e 10 polegadas.
Dentre as versões disponíveis, a Extreme se destaca com seu teto solar panorâmico, sistema Arkamys 3D Sound, navegação integrada e carregamento sem fio. Enquanto isso, o acabamento Journey adiciona uma tampa traseira elétrica e controle de cruzeiro adaptativo — algo inédito na Dacia, por exemplo. Dentre as novidades, o modelo será o primeiro a adotar o sistema Hybrid 155.
Isso se traduz em um motor a gasolina, quatro cilindros, que entrega 107 cv de potência, junto a dois propulsores elétricos (um de 50 cv e um de partida/gerador de alta tensão). O Bigster tem uma bateria de 1,4 kWh (230 V) e uma caixa de câmbio elétrica automática. Ela conta com quatro marchas para o motor a combustão e outras duas para os elétricos, contudo.
Há também a opção Hybrid 140, com até 15 cv a mais e também mais torque, somente no motor a combustão. O conjunto sob o capô é o motor TCe 140, um 1.2 três cilindros com um sistema híbrido-leve de 48 V. Junto está uma transmissão manual de seis velocidades. Por fim, no mercado europeu, o Dacia Bigster chega em 2025, enquanto no Brasil, sua chegada ainda não tem confirmação pela francesa Renault.
O Jornal do Carro também está no Instagram!