Em 2025, Carlos Sainz vai correr na F1 pela equipe Williams. Mas antes de deixar a Ferrari, o piloto espanhol se deu um “presentinho” de despedida. Trata-se de uma das 599 unidades produzidas da Ferrari Daytona SP3, um dos modelos mais exclusivos da marca italiana e que surgiu há três anos. Com 840 cv, o modelo tem preço inicial de mais de R$ 15 milhões, mas pode superar esse valor devido às customizações e opcionais.
E a de Sainz é justamente personalizada pelo programa Atelier. Traz uma cor cinza escura com uma fina faixa central vermelha. O tom “Rosso” também aparece nos para-choques e nas laterais. O espanhol também colocou seu número de corrida, “55”, nas saias. Dentro, o console traz a inscrição “Smooth Operator”, uma espécie de apelido de Carlos.
Sainz tem duas Ferrari na garagem
A Ferrari exclusiva de Sainz traz o mesmo esquema de cores e detalhes bem como de outra Ferrari que o ex-companheiro de Charles Leclerc adquiriu ano passado: a 812 Competizione. Por outro lado, monegasco também é proprietário de uma SP3.
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Para chegar aos 840 cv (entregues a mais de 9.000 giros, diga-se), a Ferrari fez à moda antiga e colocou um V12 6.5 litros aspirado no modelo. É o mesmo usado na 812 Competizione, mas com 10 cv extras devido à mudanças nos sistemas de admissão e exaustão. A SP3 ainda fornece 71,1 mkgf de torque.
Com tração traseira e transmissão de dupla embreagem e sete marhcas, a SP3 vai de zero a 100 km/h em 2,85 s. O zero a 200 km/h é tão impressionante quanto: 7,4 segundos, além de atingir 340 km/h de velocidade máxima — números de fábrica.
Bem como as Monza SP1 e SP2, a Daytona SP3 faz parte da série Icona. O design é inspirado na 330 P3/4, que venceu a tradicional 24 Horas de Le Mans em 1967. Um belo presente de Natal — e de despedida para Carlos Sainz.