A De Tomaso, fabricante de carros esportivos, surgiu em 1959 por Alejandro de Tomaso na Itália, berço de ícones como Ferrari e Lamborghini. Contudo, após uma série de mudanças de propriedade, a marca acabou vendida em 2009 e novamente em 2015 para a Consolidated Ideal Team Ventures, de Hong Kong, e agora prepara seu retorno ao mercado com o superesportivo P72.
Em 2019, a marca apresentou o protótipo do P72 no Festival de Velocidade de Goodwood, sinalizando o renascimento de sua tradição de carros exclusivos e de alto desempenho. Após cinco anos de desenvolvimento, a De Tomaso confirmou que o protótipo apresentado está pronto para produção em série.
Assim, serão fabricadas apenas 72 unidades do P72, com preço de 1,6 milhões de euros cada. O modelo mantém linhas arredondadas e um estilo retro, inspirado no De Tomaso P70 de competição, por exemplo.
O P72 tem um chassi monobloco em fibra de carbono, material também utilizado na carroceria, conferindo-lhe leveza e resistência. No interior, o modelo exibe uma interna luxuosa, justificando seu alto preço. Além disso, o motor 5.0 V8 sobrealimentado (supercharger) entrega 750 cv e 91,7 mkgf de torque, prometendo bom desempenho. Com menos de 1000 kg, o P72 nasceu para ser extremamente rápido e exclusivo.
De Tomaso promete outro superesportivo mais leve e espartano
Em 2025, a De Tomaso não lançará apenas o P72, mas também o P900, uma versão mais leve e espartana, desenvolvida para uso exclusivo em pista. Idealizado para custar 3 milhões de euros, o P900 possui um motor V12 atmosférico de 6.2 litros, capaz de atingir impressionantes 12.300 rpm. Este motor supera até os V12 do T.50, de Gordon Murray, e do Aston Martin Valkyrie, estabelecendo um novo patamar de desempenho para os supercarros, por exemplo.
Com o novo motor V12 ainda em desenvolvimento para 2026, a De Tomaso pode equipar o P900 com um motor V10 fabricado pela Judd. Este motor, conhecido por aparecer nos F1 da Benetton B197 de 1997, irá elevar o desempenho do hipercarro de pista. Seja como for, se confirmada, o motor V10 será uma excelente ideia até a chegada do V12 definitivo, por exemplo.
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