MARCELO FENERICH
Dez vezes campeão do Rally Dakar, o francês Stéphane Peterhansel confirmou presença na 20ª edição do Rally dos Sertões. A prova, com 4.846 quilômetros de extensão, será entre os dias 18 e 29 de agosto de 2012, com largada em São Luis (MA) e chegada em Fortaleza (CE).
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
Em entrevista exclusiva ao JC, o piloto, de 46 anos, mostrou que humildade é o segredo para essa carreira vitoriosa. Quando veio ao Brasil pela primeira vez, em 2007, ele disse que havia ouvido falar sobre a prova e que tinha interesse em conhecê-la.
Cinco anos depois, Peterhansel afirma que está pronto para participar da competição. “Sei que é uma prova muito bem organizada e que os estágios especiais (trechos cronometrados) são difíceis.”
Sobre a disputa com os pilotos brasileiros, o francês afirma que será muito dura. “Conheço algumas equipes do Brasil e gosto bastante do estilo delas. Todos os participantes têm excelente espírito de competição.”
Peterhansel e seu navegador, Jean-Paul Cottret, correrão a bordo de um Mini All4 Racing. O inglesinho tem visual semelhante ao do carro de rua vendido no Brasil.
Diferenças
Com 1.900 kg, o carro tem motor 3.0 quatro-cilindros a diesel de 300 cv. A relação peso-potência é de 6,33 kg por cv. O toque, de 71,4 mkgf, impressiona.
Como comparação, a versão “de passeio” topo de linha, John Cooper Works, traz o 1.6 turbo a gasolina de 211 cv e 26,5 mkgf. Seu peso é de apenas 1.140 kg.
Como há limite de velocidade em corridas como o Sertões, o Mini All4 Racing pode chegar a 170 km/h, ante os 238 km/h do carro “convencional”.
O câmbio e os freios receberam cuidados especiais. Por se tratar de uma prova em que os segundos contam muito, para trocar as marchas basta empurrar a alavanca para frente ou puxá-la para trás. O freio traseiro tem refrigeração líquida, para evitar superaquecimento. No tanque do Mini All4 Racing cabem 360 litros de óleo diesel.