Você está lendo...
DeLorean revela o Alpha5, seu novo esportivo inspirado no icônico DMC
Mercado

DeLorean revela o Alpha5, seu novo esportivo inspirado no icônico DMC

Com tamanho de Porsche Taycan, DeLorean Alpha5 tem portas do tipo asa de gaivota e desempenho de supercarro, com 0-100 km/h abaixo de 3 s

Diogo de Oliveira

30 de mai, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

DeLorean Alpha5
DeLorean Alpha5 é o novo carro elétrico da marca norte-americana e terá apenas 88 unidades produzidas
Crédito:DeLorean/Divulgação

A DeLorean está oficialmente de volta ao mundo dos carros. A marca revelou as primeiras imagens do Alpha5, seu novo modelo de produção. Tal como esperado, o esportivo mostra alguma inspiração no DMC-12, o famoso cupê eternizado nas telonas como a máquina do tempo do Doutor Brown, no clássico De Volta Para o Futuro.

Entretanto, o novo DeLorean Alpha5 surge com visual bastante moderno e até um tanto futurista. Assim, traz pequenas lembranças do cupê quadradão lançado no início dos anos 1980. O detalhe mais nostálgico são as portas do tipo asa de gaivota, que se abrem para cima, tal como no DMC. De resto, o novo esportivo exibe formas mais bojudas.

DeLorean Alpha5
DeLorean/Divulgação

Publicidade


Tamanho de Porsche Taycan

Por enquanto, a parte técnica do Alpha5 ainda não foi detalhada. O esportivo será apresentado por completo nesta terça-feira, dia 31 de maio. Mas alguns dados já são públicos. O tamanho, por exemplo, é próximo ao do Porsche Taycan, também elétrico. O DeLorean é grande, com 4,99 metros de comprimento, 2,04 m de largura e apenas 1,37 m de altura. Mas o entre-eixos de 2,30 metros parece modesto para os quatro assentos (2+2).

DeLorean Alpha5
DeLorean/Divulgação

Segundo a marca norte-americana, um destaque é o coeficiente de arrasto (Cx) de apenas 0,23. Ele certamente ajuda no desempenho do modelo. Segundo a DeLorean, o Alpha5 acelera de zero a 100 km/h em 2,99 segundos – ou seja, em menos de 3 segundos. Já a velocidade máxima prometida é de 250 km/h. Para Joos de Vries, CEO da Delorean Motor Company, “o Alpha5 é para pessoas que amam dirigir”, resume o executivo no comunicado oficial.


DeLorean/Divulgação

Bateria para quase 500 km

A DeLorean ainda não divulgou detalhes do conjunto elétrico. A empresa apenas informa que o esportivo terá vários motores. Entretanto, a montadora confirmou as especificações do pacote de baterias. Ele terá capacidade de 100 kWh, o suficiente para fornecer autonomia de até 483 km com a carga completa. Por ora, não há detalhes sobre o carregamento, mas imagina-se que o Alpha5 carregará rápido em estações de alta potência (150 kW ou mais).



DeLorean Alpha5
DeLorean/Divulgação

Só 88 unidades

Para homenagear o icônico DMC-12, a DeLorean produzirá apenas 88 unidades do novo Alpha5. O número é a velocidade (88 km/h) necessária para a máquina do Doc Brown viajar no tempo em De Volta Para o Futuro. Mas a montadora, claro, já trabalha em outros modelos para os próximos anos. Entre eles, estão previstos outro cupê com motor V8 (possivelmente com conjunto híbrido), bem como um sedã elétrico e um SUV a hidrogênio.

Alpha5
DeLorean/Divulgação

Visual do presente

A primeira aparição pública do DeLorean Alpha5 já tem data marcada. Será no dia 18 de agosto, no tradicional Concurso de Elegância em Pebble Beach, na Califórnia, Estados Unidos. A produção, no entanto, será feita na Itália somente a partir de 2024. E a mecânica, assim como o pacote de baterias, que virá de um fornecedor do Reino Unido.


Quanto ao visual, o Alpha5 foi desenhado pela Italdesign, mesmo estúdio que projetou o DMC há mais de quarenta anos. Por isso, inevitavelmente a inspiração veio do esportivo que brilhou nos cinemas. Entretanto, o novo cupê da DeLorean tem poucos pontos em comum com o clássico da marca, que tinha faróis duplos quadrados e linhas retas.

DeLorean 1981
DeLorean 1981. Foto: Hélvio Romero/Estadão

Desta vez, o supercarro elétrico da DeLorean aposta em formas mais arredondadas, que favorecem a aerodinâmica. Na dianteira, as lembranças do DMC se resumem à iluminação Full LEDs que une faróis e grade com barras horizontais. Já a traseira novamente busca essa conexão com os LEDs que formam barras e a grelha no lugar do vigia.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião