Se, a princípio, a estratégia da BYD consistia em vender carros com preços competitivos (como Dolphin e Dolphin Mini), agora, a fabricante quer conquistar os clientes mais endinheirados. Prova disso é o lançamento de modelos de luxo das marcas Denza, Bao e YangWang. Todas essas, aliás, serão realidade no Brasil, em breve, e um dos modelos que podem chegar por aqui é o N9, o SUV de luxo que estreou mundialmente no Salão do Automóvel de Guangzhou, na China.
Cabe lembrar que, dias antes, durante visita do Jornal do Carro à sede da marca em Shenzhen (China), o modelo passeava livremente pelo local, cobrindo apenas os logotipos (foto abaixo). O porte avantajado e a semelhança com modelos Range Rover chamam a atenção. No visual, ainda se destacam as grandes rodas de 22″ e, principalmente, as lanternas exageradas, que seguem a cartilha dos irmãos menores Z9 e Z9 GT. Radares na dianteira dão a entender que o modelo terá assistência de condução para o motorista.
Com 5,26 metros de comprimento e distância entre-eixos de 3,13 m, o modelo deverá ter a mesma configuração de assentos da van D9 2+2+3, com bancos separados na fileira central. A van, aliás, será a primeira aposta da marca a chegar no Brasil.
Acredita-se que o N9 terá, ainda, opção com 8 lugares, a fim de disputar mercado com outros modelos de marcas premium. Mas nada está confirmado, afinal, durante o Salão chinês, o SUV apareceu no palco com vidros totalmente escuros. Portanto, o interior ainda é segredo.
Híbrido e elétrico
O N9 tem propulsão híbrida plug-in e, também, uma opção elétrica. Vem, portanto, com um motor a combustão de 2 litros, turbo, e outros três motores elétricos – um na frente e dois atrás. Potência total: 925 cv. Tem, a princípio, 165 km de autonomia puramente elétrica, mérito das baterias de 47 kWh.
Já a versão elétrica – que também tem três motores – gera até 965 cv. Ainda não se sabe sobre bateria e outros detalhes de ficha técnica. Como plus, rodas traseiras esterçáveis e suspensão a ar estão no pacote.
Autonomia
Embora não haja detalhes exatos da autonomia do N9, o D9 – que é maior e mais pesado – oferece 965 km a 1.040 km de autonomia total, dependendo da versão. Isso sugere números igualmente expressivos para o N9. No ciclo WLTP, que considera apenas a autonomia elétrica, o D9 registra entre 75 km e 155 km, dependendo do tamanho da bateria.
Mesmo sem qualquer confirmação, a chegada do N9 ao mercado brasileiro parece bastante provável. Mas, antes disso, a derivação de luxo vai oferecer – além da D9 – o sedã Z9 e o Bao 5 – SUV que, no nosso mercado, ficará sob a bandeira da Denza.
*O jornalista viajou à China a convite da BYD.
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