multas
AYRTON VIGNOLA/ ESTADÃO

Desconto em multas é de R$ 292 milhões; veja como obter a redução de 40%

Aplicativo do Sistema Nacional de Notificação Eletrônica (SNE) permite quitar multas com 40% de desconto; serviço serve para pessoa física e jurídica

Por Jady Peroni 04 de jan, 2023 · 4m de leitura.

Dede 2021, os donos de veículos podem pagar multas com até 40% de desconto. Embora ainda seja pouco conhecido, o benefício é fruto da Lei 14.071/2020. Assim como de mudanças feitas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para isso, é preciso se cadastra no aplicativo do Sistema Nacional de Notificação Eletrônica (SNE). Com isso, notificações, comunicados e documentos referentes às infrações passam a ser entregues em formato 100% digital.

O Denatran, juntamente com o Serpro, criou a plataforma para reduzir as despesas do motorista. Bem como para agilizar e facilitar o processo de pagamento de multas. Portanto, para tornar o sistema mais conhecido, o órgão passou a conceder descontos no valor das infrações. Porém, para ter direito ao benefício o contribuinte tem de realizar o pagamento por meio do aplicativo.

trânsito
Reprodução/Serpro

De acordo com os dados do SNE, há cerca de 15 milhões de usuários cadastrados. Assim, isso possibilitou desconto total de R$ 292 milhões no pagamento de multas. Vale dizer que o serviço está disponível tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Assim, o sistema permite utilizar o número da CNH quanto o do Registro Nacional de Veículo (RENAVAM).

Como funciona o SNE

Antes de tudo, é preciso fazer a adesão ao SNE. Isso é possível por meio do app da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços. Além disso, para obter o desconto integral, o motorista precisa reconhecer que cometeu a infração e não apresentar recurso contra a multa. E, claro, pagar a taxa até a data de vencimento.

elétricos multas
Gabriela Biló/Estadão

Vale reiterar que a Carteira Digital de Trânsito está integrada ao SNE. Portanto, já permite o pagamento de multas com esse mesmo desconto. Assim, as condições para pagar menos não mudam.

Com esses procedimentos feitos, o condutor passa a receber as notificações de forma eletrônica. No mais, a plataforma permite ver todas as informações sobre a multa. Bem como fazer a indicação de outro condutor responsável pela infração.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Cep inválido
CPF/CNPJ inválido
Telefone inválido
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.