Eles são feitos na Hungria, surgiram como rivais e inauguraram, na Europa, o segmento de sedãs compactos de luxo. Ao Brasil, chegaram juntos, no início deste mês. Mas, apesar de tantas semelhanças, o duelo entre A3 Sedan e CLA foi bem desequilibrado. O Audi ganha com folga por causa do posicionamento que a Mercedes-Benz escolheu para seu três-volumes no País.
O CLA é caro – a tabela é de R$ 150.500, ante os R$ 116.400 do Audi (valor promocional até a próxima sexta-feira, quando o carro deve ficar R$ 10 mil mais caro). Pela lógica, o Mercedes deveria trazer mais itens de série que o rival. Na prática, contudo, o A3 Sedan é mais bem equipado.
O Mercedes poderia contra-atacar com um conjunto mecânico mais eficiente. Mas, os dois trazem motor turbo a gasolina e câmbio automatizado de duas embreagens. O 1.6 do CLA gera 156 cv e o 1.8 do A3, 180 cv. Apesar da diferença de cilindrada, o torque máximo é o mesmo nos dois carros, assim como o número de marchas da transmissão: sete.
Na prática, o A3 Sedan é mais rápido na hora de acelerar. O CLA, por outro lado, não empolga. As respostas do motor do Mercedes são suficientes, sem sobras. E nas retomadas o 1.6 grita muito.
As caixas de câmbio têm comportamento semelhante. São rápidas ao trocar as marchas, missão que cumprem quase sem gerar trancos. Nada de muito diferente dos outros automatizados de duas embreagens do mercado.
O CLA é melhor de curva que o A3 Sedan. Os dois trazem soluções eletrônicas, como controle de estabilidade, mas a firmeza da suspensão do Mercedes é maior e sua direção – ambas são elétricas – oferece respostas mais diretas.
Mas o CLA pode ser desconfortável ao rodar em pisos irregulares. Nesse caso, a suspensão dá batidas secas e incômodos contra a superfície.
Se existe um quesito em que o CLA é superior ao A3 Sedan é o desenho. Por mais que estética seja um aspecto subjetivo, é inegável que o Mercedes chama mais a atenção que o Audi. Cheio de vincos na carroceria e com coluna C inclinada, ao estilo de cupês, ele tem desenho “arrasa quarteirão”.
As linhas do Audi são caretas. A dianteira é igual à do hatch A3, com destaque para os faróis, que têm LEDs com polímeros condutores de luz, formando um belo desenho interno. A traseira é sem criatividade, típica de sedãs derivados de hatches. Parece não “casar” bem com a dianteira.
Por dentro, os dois modelos trazem tela central que projetam as informações do sistema multimídia e outras funções do carro. No Audi, o navegador GPS é opcional, mas ele compensa essa “falha” com bancos de couro com ajustes elétricos (para o do motorista), itens que o Mercedes não tem.
No CLA, chama a atenção o formato dos bancos, do tipo “concha”. Mas eles são revestidos de tecido. O sistema de ar-condicionado é analógico (simula ser digital) e tem apenas uma zona de temperatura. O do Audi tem duas e o ar é regulável de meio em meio grau.
O Mercedes é maior que o A3 Sedan. Por isso, leva vantagem no espaço interno e na capacidade de seu porta-malas – são 470 litros, ante 425 do Audi.
1º AUDI A3 SEDAN – 67 PONTOS
Preço sugerido – R$ 116.400
Motor – 1.8, 4 cil., 16V, turbo, gasolina
Potência – 180 cv a 5.100 rpm
Torque – 25,5 mkgf a 1.250 rpm
Câmbio – Automatizado, 7 marchas
Principais itens de série – Ar-condicionado, ajuste elétrico do banco do motorista, bancos de couro, controle de estabilidade
2º MERCEDES-BENZ CLA – 62 PONTOS
Preço sugerido – R$ 150.500
Motor – 1.6, 4 cil., 16V, turbo, gasolina
Potência – 156 cv a 5.300 rpm
Torque – 25,5 mkgf a 1,250 rpm
Câmbio – Automatizado, 7 marchas
Principais itens de série – Ar-condicionado, direção assistida, conjunto elétrico, sistema de som, controle de estabilidade, navegador GPS