Se rodas de 20 ou até 22 polegadas parecem grandes demais, o futuro parece reservar modelos ainda maiores. O chefão de design da GM, Michael Simcoe revelou que novos carros poderão ter jogos de 24 ou até 26 polegadas. A revelação foi feita durante um podcast da Brembo, a fabricante de freios esportivos.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
Segundo Simcoe, rodas maiores dão mais impacto visual a um veículo. Também fazem um carro parecer maior, mais baixo e mais largo. Atualmente, modelos de 20 polegadas já são relativamente comuns em SUVs grandes de luxo.
O gradual crescimento das rodas de carros é notável. Em geral, modelos com rodas maiores usam pneus de perfil mais baixo, o que associou os aros grandes a esportividade. Carros conceito geralmente são pioneiros em tamanhos exagerados de rodas. É comum que as versões de produção tenham aros bem menores do que os primeiros estudos.
No entanto, nem tudo são flores. A não ser que os aros usem materiais leves, como fibra de carbono, quanto maior o conjunto, mais pesado fica. Isso demanda mais esforços do motor, o que pode reduzir a eficiência dos propulsores, ou mesmo diminuir a autonomia de elétricos. Além disso, podem contribuir para um rodar mais duro, diminuindo o conforto a bordo.
Disputa interna
Rodas sempre são assunto polêmico entre os times de design, engenharia e custos numa montadora. Enquanto a estética chama tamanhos maiores, a engenharia pode achar difícil, ou impossível, fazer o projeto funcionar com aros tão grandes. Além disso, os custos envolvidos em aros de grande tamanho também podem limitar as variantes.