Você está lendo...
Designer da GM prevê carros com rodas de até 26 polegadas no futuro
Notícias

Designer da GM prevê carros com rodas de até 26 polegadas no futuro

Em prol de design mais chamativo, rodas deverão crescer ainda mais em novos lançamentos

Redação

13 de nov, 2019 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

rodas
Conceitos, como o Cadillac Elmiraj, costumam ter rodas maiores do que versões finais
Crédito:Cadillac/Divulgação
rodas

Se rodas de 20 ou até 22 polegadas parecem grandes demais, o futuro parece reservar modelos ainda maiores. O chefão de design da GM, Michael Simcoe revelou que novos carros poderão ter jogos de 24 ou até 26 polegadas. A revelação foi feita durante um podcast da Brembo, a fabricante de freios esportivos.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

Segundo Simcoe, rodas maiores dão mais impacto visual a um veículo. Também fazem um carro parecer maior, mais baixo e mais largo. Atualmente, modelos de 20 polegadas já são relativamente comuns em SUVs grandes de luxo.

Publicidade


O gradual crescimento das rodas de carros é notável. Em geral, modelos com rodas maiores usam pneus de perfil mais baixo, o que associou os aros grandes a esportividade. Carros conceito geralmente são pioneiros em tamanhos exagerados de rodas. É comum que as versões de produção tenham aros bem menores do que os primeiros estudos.

No entanto, nem tudo são flores. A não ser que os aros usem materiais leves, como fibra de carbono, quanto maior o conjunto, mais pesado fica. Isso demanda mais esforços do motor, o que pode reduzir a eficiência dos propulsores, ou mesmo diminuir a autonomia de elétricos. Além disso, podem contribuir para um rodar mais duro, diminuindo o conforto a bordo.

Disputa interna

Rodas sempre são assunto polêmico entre os times de design, engenharia e custos numa montadora. Enquanto a estética chama tamanhos maiores, a engenharia pode achar difícil, ou impossível, fazer o projeto funcionar com aros tão grandes. Além disso, os custos envolvidos em aros de grande tamanho também podem limitar as variantes.


Deixe sua opinião