Você está lendo...
Desvendamos as combinações das placas
Notícias

Desvendamos as combinações das placas

Saiba como são feitas as junções de letras e números usadas nos carros de cada estado do Brasil

12 de mar, 2014 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Desvendamos as combinações das placas
Combinação de letras e números é sequencial

Se você já pensou nas mais variadas teorias para a combinação de letras e números das placas automotivas, esta reportagem pode ser decepcionante. A realidade é que a chapa traz apenas uma sequência lógica de números e letras – estas variam conforme o Estado.

O padrão atual foi adotado no País em 1990, quando saíram de cena as placas amarelas – que traziam duas letras e quatro números. Deste novo lote, a primeira chapa teve a sequência AAA-0001. O Denatran, órgão federal que regula o trânsito no País, distribui lotes para os Detrans, que designam as combinações aos municípios.

Publicidade


++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Aventador exclusivo bate em Hong Kong

Se o lote de placas distribuído a um Estado acabar, ele pode utilizar primeiras letras reservadas a outros. É o caso de São Paulo, que já usa a “H” – de Minas, Maranhão, Ceará e Mato Grosso do Sul.

Em São Paulo, não é permitido escolher a sequência da placa – só o último número, no caso da capital, por causa do rodízio. Porém, o Detran-SP está finalizando o desenvolvimento de sistema que permitirá ao dono do veículo escolher entre 20 sequências – aleatórias e sem custo extra.


Letras em Uso

De acordo com o Denatran, atualmente, a última letra do alfabeto em uso no Brasil é a “O”, mas alguns Estados não utilizam seu estoque completo.

Tipos de placa


O Brasil padronizou oito tipos de placas para usos distintos. Elas são identificadas pela cor do fundo e das letras.

Quem tem mais

O Estado de São Paulo tem a maior quantidade de letras. Começou com o B e já usa até o “H”. Isso porque conta com a maior frota de veículos do Brasil.


Chapa personalizada

Alguns Estados permitem a escolha de letras e números. Em São Paulo, houve projeto para personalizar a placa mediante taxa, mas não foi aprovado.

Combinações


Considerando todas as combinações possíveis de letras e números, exceto a 0000, que não é utilizada, é possível gerar mais de 175.742.424 opções de placas.

Deixe sua opinião