O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) faz um alerta sobre um novo golpe na praça. Funciona assim: criminosos se passam por funcionários do órgão, cobram taxas via ligação telefônica e ameaçam fazer o bloqueio de cadastro no site oficial caso o pagamento não seja feito. Porém, o Detran-SP não faz cobranças por telefone.
Ao receber um telefonema suspeito, a orientação é fazer uma denúncia no site Fala SP. Este é o canal de ouvidoria para a população registrar ocorrências.
Como registrar a denúncia de golpe?
Dentro da plataforma do governo do Estado de São Paulo há três opções para registrar a tentativa de golpe. No caso deste golpe, selecionar a opção “registrar uma denúncia”.
- Manifestação Identificada: nesta opção o usuário precisa do login GOV.BR e consegue acompanhar o desfecho da denúncia;
- Manifestação sem cadastro: não requer login no site do governo; o usuário recebe o protocolo da manifestação, mas não tem acesso ao acompanhamento via sistema;
- Manifestação anônima: no “modo anônimo” é possível registrar uma denúncia, mas o usuário não poderá acompanhar a manifestação.
Para completar e acelerar o processo de investigação do novo golpe, o Detran-SP também recomenda o registro do boletim de ocorrência, para casos em que a vítima tenha informação suficiente.
Detran-SP quer câmera em fiscais nos exames para CNH
Em maio deste ano, o Detran-SP anunciou um projeto para combater a prática de agentes de receber dinheiro de alunos de autoescola em troca da aprovação automática na prova prática para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Batizado por “Projeto Focus”, o objetivo é otimizar a fiscalização e valorizar o desempenho e o mérito dos servidores e empregados públicos. Em suma, a ideia é monitorar, por câmeras, os instrutores durante exames práticos da CNH. Entretanto, a proposta continua em análise para aprovação, alinhamento e execução.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!